Como tradição desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (26) a Campanha da Fraternidade 2020. Em Florianópolis, o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, fez o lançamento. O tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”

Continua depois da publicidade

— Nós podemos fazer alguma coisa para o outro. O evangelho que motiva é o do bom samaritano. E um dos temas é justamente para saber quem é o próximo. O próximo é aquele que se incomoda com a realidade, com a necessidade de quem está no seu caminho — explicou Dom Wilson.

Na realidade da Capital catarinense, as pessoas em situação de rua e os imigrantes estão entre a parcela mais necessitada da população. De acordo com o arcebispo, eles devem receber mais atenção.

— Incomoda, não incomoda? Mas esse incomoda não é para nos livrar deles, é para nos ocupar com eles. Essa é a atitude que devemos criar — disse.

A campanha tem ainda o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). Presente no evento, o Padre Vilson Groth, reconhecido pelas ações junto às comunidades carentes de Florianópolis, fez uma relação com o seu trabalho.

Continua depois da publicidade

— Só o sentimento de compaixão me leva a uma ação. Compaixão não é sentimento de pena. Não é sentimento assistencialista. É me compadecer, me colocar no lugar, na pele do outro. E a partir do outro, ter uma ação que é capaz de romper, reconhecer e dar uma passo a mais — contou.

A Campanha de Fraternidade acontece todos os anos durante os 40 dias da Quaresma.

Destaques do NSC Total