Qual é a importância do uso da inteligência artificial para as empresas hoje? Essa pergunta foi feita ao ChatGPT, ferramenta online de IA generativa que é capaz de criar textos em linguagem natural – ou seja, com uma linguagem que se aproxima da comunicação coloquial entre pessoas. Em resposta ao comando inserido na plataforma, o chat “afirma” o seguinte:

Continua depois da publicidade

— A inteligência artificial (IA) desempenha um papel crucial nas empresas modernas, impulsionando a inovação e a eficiência. Ela automatiza tarefas repetitivas, liberando recursos para atividades estratégicas. Além disso, a IA analisa dados em larga escala, revelando insights valiosos para decisões informadas. A personalização é aprimorada por meio da adaptação de produtos e serviços às preferências individuais dos clientes.

O parágrafo acima foi gerado a partir de um comando e não passou por revisão, nem edição humanas. A análise do resultado pode variar, de acordo com as expectativas do usuário. Mas, uma coisa é certa: uma das maiores promessas da IA é a otimização do tempo. Em áreas como a medicina, por exemplo, exames de imagem podem ser realizados, analisados e laudados em 40% menos tempo do que com atividade humana, e ainda com menor chance de erro. Em campos como a comunicação e o marketing, a análise de grandes volumes de dados, entre outras atividades, pode ser realizada de forma automatizada, interferindo nas rotinas e nas prioridades dos profissionais.

Na prática

A resposta fornecida pela inteligência artificial sobre a importância dessa tecnologia nas empresas vai de encontro ao que diz Thiago Rafael Ferreira Marques, doutor em Administração de Empresas com foco em estratégia de marketing. Segundo ele, diversas empresas já estão incorporando ferramentas de IA em vários setores e, no marketing, o ChatGPT vem sendo utilizado para a criação de conteúdo para redes sociais, blog, ideias para roteiros de vídeos e traduções para o inglês.

Mesmo em poucos meses, ele explica que é perceptível que a ferramenta é muito mais interessante do que apenas uma forma de ajudar a reduzir os impactos do bloqueio criativo:

Continua depois da publicidade

— Com o ChatGPT, conseguimos entregar o resultado com mais eficiência, aumentando a produtividade do time. O Chat não substitui uma pessoa, pois é necessário revisar e ajustar o conteúdo gerado, por vezes o tom de voz utilizado soa robótico ou não combina com a nossa marca. Porém, é uma ótima forma de iniciar uma demanda.

Trabalho em sinergia

Segundo Thiago, a recepção dos profissionais da empresa em que atua é bastante positiva, e a ideia de “perder” os empregos para a tecnologia já não assusta tanto. Muito pelo contrário: ele conta que, com a adesão ao ChatGPT, os times de marketing podem até mesmo crescer.

— Muitas vezes a atividade de redação pode se tornar repetitiva, com a geração de múltiplas ideias e abordagens para um mesmo tema. O uso da IA torna o trabalho mais dinâmico.

Os profissionais da área de tecnologia vêm testemunhando as mudanças e percebendo a IA como tendência há alguns anos e, em um curto espaço de tempo, o que parecia um futuro distante se tornou realidade. Hoje, a utilização da IA já está provocando mudanças na forma como o mercado e as pessoas se comportam. Neste cenário, cabe às pessoas e empresas se prepararem para essa tendência e extrair o máximo de resultados.

Continua depois da publicidade

Acesse o canal e saiba mais.