nsc
dc

Destaques

Notícias do dia: ex-vereador condenado e arcebispo catarinense contra armamento

Leia as principais notícias desta quarta-feira (13) para terminar o dia bem-informado

13/10/2021 - 20h22 - Atualizada em: 13/10/2021 - 20h31

Compartilhe

Por Redação NSC

Quem é Dom Orlando Brandes, arcebispo catarinense que deu sermão contra o armamento. Ex-vereador de Florianópolis é condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro. Seis cidades de Santa Catarina têm risco de deslizamento após chuva persistente. MP investiga causas da progressão de mortes por Covid-19 em Chapecó. Homem é morto a pedradas no meio da rua em Joinville. Print da mãe de Gabriel Medina atacando Yasmin Brunet: "Tenho vídeo dela fazendo chupeta". Confira esses e outros destaques desta quarta-feira (13) no resumo do dia.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Quem é Dom Orlando Brandes, arcebispo catarinense que deu sermão contra o armamento

O arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, de 75 anos, ganhou repercussão na última terça-feira (12) quando o comentário contra o armamento estampou a manchete dos maiores jornais do país.

> Quem é Dom Orlando Brandes, arcebispo catarinense que deu sermão contra o armamento

Dom Orlando Brandes é arcebispo da Arquidiocese de Aparecida
Dom Orlando Brandes é arcebispo da Arquidiocese de Aparecida
(Foto: )

MP investiga causas da progressão de mortes por Covid-19 em Chapecó

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um procedimento para apurar a progressão das mortes por Covid-19 em Chapecó e suas possíveis causas. A notícia de fato – uma apuração preliminar que antecede instauração de inquérito – abrange todo o período de pandemia, a partir de março de 2020. Epicentro da segunda onda de Covid-19 em Santa Catarina, entre fevereiro e março deste ano, Chapecó foi considerada exemplo pelo presidente Jair Bolsonaro.

> MP investiga causas da progressão de mortes por Covid-19 em Chapecó

Ex-vereador de Florianópolis é condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro

O ex-vereador de Florianópolis Marco Aurélio Espíndola, o Badeko, foi condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto e pagamento de multa por envolvimento num esquema de lavagem de dinheiro. A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (13) e assinada pelo juiz Renato Guilherme Gomes Cunha.

> Ex-vereador de Florianópolis é condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro

"O governo federal não está sendo justo com SC", diz Antídio Lunelli (MDB)

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), que se apresenta como pré-candidato a governador de Santa Catarina nas eleições de 2022, disse acreditar que o governo federal não está sendo generoso e justo com Santa Catarina. A fala foi dada em entrevista ao Diário Catarinense e à CBN Diário. Lunelli foi o primeiro convidado da série de entrevistas que os veículos da NSC promovem com nomes que podem concorrer ao governo catarinense no próximo ano.

> "O governo federal não está sendo justo com SC", diz Antídio Lunelli (MDB)

Ciro ataca Dilma e diz que Lula conspirou pelo impeachment; ex-presidente rebate

O ex-governador do Ceará e pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) discutiu com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) nas redes sociais nesta quarta-feira (13). Ele disse que errou quando lutou contra "o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela Presidência", citando a petista.

> Ciro ataca Dilma e diz que Lula conspirou pelo impeachment; ex-presidente rebate

Seis cidades de SC têm risco de deslizamento após chuva persistente

As chuvas persistentes nos últimos dias em Santa Catarina atingem principalmente as regiões da Grande Florianópolis e do Planalto Norte e trazem risco de delizamento para algumas localidades do Estado. 

> Seis cidades de Santa Catarina têm risco de deslizamento após chuva persistente

Deslizamentos já foram registrados em Santa Catarina nos últimos dias
Deslizamentos já foram registrados em Santa Catarina nos últimos dias
(Foto: )

Homem é morto a pedradas no meio da rua em Joinville

Um homem de 30 anos foi morto a pedradas na madrugada desta quarta-feira (13) em Joinville. O assassinato aconteceu por volta de 1 hora na servidão Quatro de Abril, próximo da Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt, no bairro Rio Bonito.

> Homem é morto a pedradas no meio da rua em Joinville

SC é o segundo estado do Brasil que mais esclarece assassinatos, aponta estudo

Santa Catarina foi o segundo Estado que mais resolveu assassinatos de acordo com o relatório "Onde Mora a Impunidade", divulgado pelo Instituto Sou da Paz nesta quarta-feira (13). Na pesquisa, os dados apresentados se referem a homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar, que aconteceram a partir de 2018, mas foram esclarecidos até 2019. O Estado teve resolução de 83% dos casos nesse período.

> SC é o segundo estado do Brasil que mais esclarece assassinatos, aponta estudo

Print da mãe de Gabriel Medina atacando Yasmin Brunet: "Tenho vídeo dela fazendo chupeta"

Após publicar a carta que Simone Medina encaminhou a Gabriel Medina, amigos do surfista enviaram à coluna LeoDias um print da última mensagem que ela enviou ao filho pelo Whatsapp. Após esse último ataque, Gabriel decidiu bloquear a mãe em todas as redes sociais e aplicativos de mensagens. Nesta última conversa, Simone chegou a comparar Yasmin Brunet com uma atriz de filmes pornô.

> Print da mãe de Gabriel Medina atacando Yasmin Brunet: "Tenho vídeo dela fazendo chupeta"

Gabriel Medina e a mãe Simone
Gabriel Medina e a mãe Simone
(Foto: )

Boa notícia do dia

A bailarina Maria Eduarda Meireles, de 15 anos, que teve o dedo do pé amputado após um acidente de trânsito em Joinville, chegou em casa, nesta terça-feira (12). A jovem que mora em Guará, no Distrito Federal, participaria do Festival de Dança, mas em virtude do imprevisto precisou cancelar sua participação.

> Bailarina volta para casa após acidente em Joinville: ‘Poderia ter sido pior’

Maria Eduarda, de 15 anos, perdeu dedo mindinho após acidente em Joinville
Maria Eduarda, de 15 anos, perdeu dedo mindinho após acidente em Joinville
(Foto: )

Vídeo do dia

A edição desta quarta-feira (13) do Giro Total conta com a participação de Felipe Ximenes, executivo de futebol do Avaí, que está idealizando o Global Football Management para treinadores brasileiros em Portugal. Ele falou sobre o evento e também sobre o Avaí.

Leia também

Invasão de mariposas em Blumenau intriga moradores

Ao derrubar veto de Bolsonaro, Congresso afasta de famílias catarinenses fantasma do despejo

Quem eram homem e mulher mortos em acidente com canoa no Sul de SC

Bolsonaro diz que não tomará a vacina contra a Covid-19: "Para quê?"

Colunistas