2008 foi um ano triste para os moradores do Vale do Itajaí. Por causa das fortes chuvas que atingiam a região, várias área sofreram com estragos causados por enchentes e deslizamentos. Para se ter uma ideia, o acúmulo de chuva em Blumenau naqueles dias foram de de 341,5 milímetros, praticamente o dobro do recorde histórico registrado em 2006 com 167,5 milímetros. Ainda em Blumenau, de acordo com a Defesa Civil, em um único dia a cidade registrou 80 deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Daquele episódio ficaram marcas que até hoje impactam a população da região e de todo o estado. Mas estas marcas também foram importantes para que o poder público e a sociedade civil organizada trabalhassem para evitar que aquela tragédia se repetisse. Hoje, muitos municípios da região do Vale do Itajaí contam com uma Defesa Civil mais bem equipada e preparada, além de importantes sistemas de alerta.
Um destes sistemas foi criado em 2015, o aplicativo AlertaBlu, permitindo que a população acompanhasse o nível do rio Itajaí-Açu, que corta Blumenau, em tempo real. Além disso, por meio do app, se tornou possível ver a situação de momento na cidade, se é estado de vigilância, atenção, alerta ou prontidão. O dispositivo trouxe também os telefones úteis e a lista de abrigos disponíveis para a comunidade.

Marcando os 11 anos da tragédia, a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci) lançou uma atualização que promete deixar o aplicativo mais intuitivo e atrativo para a população. Estas melhorias devem facilitar a navegação do usuário.
Para o secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Olimpio Menestrina, o mais importante desta atualização é garantir que as informações geradas pelo sistema de monitoramento do AlertaBlu cheguem de forma mais simples para as pessoas.
Continua depois da publicidade
– A prevenção é a melhor forma de mitigar os desastres naturais que são típicos da nossa região. Acreditamos que tornar nossa ferramenta de informação mais atrativa e intuitiva, também é uma forma de prevenção. A Defesa Civil somos todos nós – destaca o secretário.
Novidades no AlertaBlu
> Ícone – formato mais moderno nas cores da Defesa Civil Municipal
> Tela – recebe informações de temperatura e a situação atual do monitoramento de chuva e probabilidade de escorregamento
> Nível do Rio – dados mais atuais acompanhados de um tendência de variação do nível do rio
> Previsão do tempo – mais detalhada, separada por períodos do dia
> Notificações – podem ser configuradas por categoria e compartilhadas
> Abrigos – inclusão de mapa que mostra a rota para o local selecionado
Além disso, também é possível registrar uma ocorrência, possibilitando que o cidadão acione a Defesa Civil em tempo real em caso de alagamento, deslizamento, edificação avariada ou enxurrada.
Continua depois da publicidade
Sobre o aplicativo
Desde 2015 o AlertaBlu já teve mais de 102 mil downloads. Para baixar, basta acessar as lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS e pesquisar pelo nome, ou então acessar o site da Prefeitura, clicar no menu “utilidades” e depois escolher a opção “aplicativos para smartphones e tablets”. O AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente.