nsc

publicidade

Florianópolis

Nova etapa do alargamento da faixa de areia começa nesta sexta-feira em Canasvieiras

Dragas farão a retirada da areia do fundo do mar e levarão até a costa por meio de uma tubulação

04/10/2019 - 13h08 - Atualizada em: 04/10/2019 - 13h46

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Nova fase do alargamento da faixa de areia em Canasvieiras começa nesta quarta em Florianópolis
Após se encher de areia, a draga se aproxima da orla, conecta-se à tubulação e a deposita
(Foto: )

Começou nesta sexta-feira (4) uma nova etapa do procedimento que vai aumentar a faixa de areia na Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis. A primeira draga que fará a retirada da areia de uma jazida no fundo do mar e a levará até a costa começou a operar nesta manhã.

O trabalho vai iniciar pela parte Oeste da praia, na Ponta dos Morretes, e seguirá até o trapiche. Ao todo, o alargamento será realizado no trecho que vai de Canajurê até o Rio do Brás, totalizando 3,2 quilômetros.

De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, após conclusão da obra, orla passará a ter em torno de 40 a 50 metros de largura, inicialmente. Depois que a areia estiver estabilizada, o tamanho total ficará entre 30 e 35 metros.

O trabalho deveria ter sido iniciado duas semanas atrás, mas atrasou porque o equipamento demorou a chegar à Capital. Mesmo com o imprevisto, a data de entrega da obra, marcada para o dia 20 de dezembro, foi mantida pela Prefeitura. Outra draga, prevista para chegar até o fim de outubro, deverá ajudar no serviço. A obra tem investimento de R$ 10.517.610,60.

A draga vai retirar a areia do fundo do mar, em uma jazida localizada a cerca de 1 quilômetro da costa — a cor e a espessura serão semelhantes a que já existente na orla. O volume será transportado até uma tubulação, que irá bombeá-lo até o balneário. Em seguida, a areia será espalhada com um trator. Serão utilizados cerca de 344,6 mil metros cúbicos de areia.

Nova etapa do alargamento da faixa de areia começa nesta quarta em Canasvieiras
Areia retirada do fundo do mar é levada por uma tubulação e depositada na faixa já existente
(Foto: )

Quatro boias demarcam o local onde a jazida está localizada. A orientação da Prefeitura é para que as embarcações não passem próximo dessa área. Os moradores e visitantes também devem respeitar o espaço utilizado para a execução do serviço. O local está sendo sinalizado com placas e cordões de segurança.

a
(Foto: )

Veja como vai funcionar o alargamento

Alargamento da faixa de areia começa nesta quarta-feira na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis
Previsão é de que o trabalho seja concluído no dia 20 de dezembro, de acordo com a Prefeitura de Florianópolis
(Foto: )

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC

Deixe seu comentário:

publicidade