publicidade

Entretenimento
Navegue por

Diário sobre rodas

Novo livro do catarinense Charles Zimmermann conta as aventuras de uma viagem de bicicleta por 40 países

Obra será lançada quinta-feira nas Livrarias Catarinense do Neumarkt Shopping, em Blumenau

23/03/2015 - 07h14 - Atualizada em: 23/03/2015 - 08h02

Compartilhe

Por Redação NSC
Ciclista começou o roteiro na Nova Zelândia e passou por outros 39 países
Ciclista começou o roteiro na Nova Zelândia e passou por outros 39 países
(Foto: )

Dois rostos pela metade estampam a capa do novo livro do catarinense Charles Zimmermann. Divididas ao meio, as fotografias fazem pensar que as mulheres ali retratadas são a mesma pessoa. Mal sabe o leitor que elas estão separadas por 8 mil quilômetros. A discrepância, diz o autor, é proposital: apesar da distância, ele quis mostrar que somos todos iguais. E foi justamente a crença na igualdade que deu início a Travessia - 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo, obra que sintetiza a arte de rever e descobrir o que existe do outro lado do globo. O lançamento em Blumenau está marcado para as 19h30min de quinta-feira nas Livrarias Catarinense do Neumarkt Shopping.

O projeto começou em 2004, quando Charles decidiu largar tudo e embarcar rumo ao desconhecido. Mochila nas costas, optou pela bike como meio de transporte. O roteiro de pouco mais de dois anos por quatro continentes começou na Nova Zelândia e foi trilhado em outros 39 países. No total foram 2 mil quilômetros percorridos.

- A bicicleta me levou a lugares mais distantes, não imaginava a quantidade de coisas que podia ver. Notei a vida cotidiana onde moradores fazem alongamentos, estendem roupas lavadas, criam galinhas e crianças e fazem seus trabalhos diários na frente de suas casas - comenta o escritor.

::: Entrevista: Escritor e ciclista conta como foram os 747 dias pedalando

Charles não é o primeiro a procurar na literatura um espaço para compartilhar suas aventuras ciclísticas. Ano passado a jornalista Letícia Coimbra lançou Pedalando no Campo de Estrelas - De Bicicleta no Caminho de Santiago. Já em De Volta à Vida, de 2004, o atleta Lance Armstrong mostra como superou o câncer para se tornar um dos maiores ciclistas de todos os tempos. Em uma busca rápida pelo site da Livraria Cultura, pelo menos cinco títulos de autores brasileiros podem ser encontrados.

- A literatura de viagens é uma tradição que remonta ao princípio do século XIX. Aventureiros como Richard Burton correram o mundo e depois compartilharam suas experiências em livros que fizeram enorme sucesso entre o público europeu. Relatos de viagens sobre duas rodas são um desdobramento espontâneo dessa tendência: conjugam a tradição dos grandes aventureiros a ideologias contemporâneas como a proteção do meio-ambiente e o reencontro com a mãe natureza - explica o escritor Maicon Tenfen.

Nas 259 páginas de Travessia, Charles revela os percalços e aprendizados da viagem. Ele conta que para lembrar de cada detalhe mantinha diários nos quais escrevia quase todas as noites antes de dormir. Além dos relatos por escrito, o autor documentou várias imagens - mais de 100 delas reproduzidas no livro, que mais tarde foi viabilizado por meio do Prêmio Elisabete Anderle.

A ciclista Marines Ronchi, que leu a obra, diz que a narrativa de Charles captou o espírito aventureiro dos apaixonados pela bike:

- Me identifiquei perfeitamente por já ter feito quatro viagens de bike pelo mundo. Mesmo que eu não fosse ciclista teria gostado da obra, pois ela nos faz viajar. Aventurar-se pelo mundo de bicicleta requer muita coragem e desprendimento - avalia.

Mesmo já tendo vivido o que muita gente considera a experiência de uma vida, o escritor não descarta um repeteco no futuro:

- Tenho planos de realizar uma nova viagem mundo afora de bicicleta. Gostaria muito de ir ao Japão pedalar, sou fascinado pela cultura japonesa. Pedalar as grandes distâncias da Austrália... São planos - finaliza Charles.

Serviço

Travessia - 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo, de Charles Zimmermann. Camus Editora, 259 páginas. Preço médio: R$ 49.

Agende-se!

O quê: Lançamento do livro Travessia - 747 Dias de Bicicleta pelo Mundo

Quando: Quinta-feira, às 19h30min

Onde: Livrarias Catarinense do Neumarkt Shopping (Rua Sete de Setembro, 1213, Centro, Blumenau)

Quanto: Grátis

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação