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    NSC Comunicação integra coalizão de 24 veículos para investigar desinformação online nas eleições

    Projeto colaborativo Comprova vai verificar mensagens que circulam pela internet e ajudar eleitores a entender informações das redes

    28/06/2018 - 08h06 - Atualizada em: 28/06/2018 - 08h42

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    Por Redação NSC
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    Será lançado nesta quinta-feira (28), em São Paulo, o projeto Comprova, iniciativa que reúne jornalistas da NSC Comunicação e mais 23 organizações de mídia do Brasil. O objetivo do projeto colaborativo é identificar e explicar rumores, conteúdo adulterado e táticas de manipulação que possam influenciar a campanha para as eleições presidenciais de outubro.

    O Comprova é coordenado pela First Draft Internacional, projeto desenvolvido na Universidade Harvard, dos Estados Unidos. A coordenação será da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

    A coalizão brasileira foi inspirada por outros projetos do First Draft, como o CrossCheck – sua iniciativa de colaboração jornalística premiada, realizada durante a campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017. Outros deles foram parcerias com agências de verificação de fatos nas eleições de junho de 2017 no Reino Unido e de setembro de 2017 na Alemanha.

    O Comprova vai monitorar peças de desinformação compartilhadas em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens privadas para fornecer relatos precisos. A coalizão desenvolveu o fluxo de trabalho, estabeleceu diretrizes e batizou o projeto ao longo de uma série de reuniões desde o início de 2018.

    O projeto entra no ar em 6 de agosto de 2018 em site oficial. Ao longo de cinco semanas antes dessa estreia, a equipe do Comprova vai trabalhar em atividades para engajar o público e consolidar a presença nos canais de mídias sociais e no WhatsApp.

    A NSC Comunicação vai colaborar com a coalizão na expertise já adquirida com o projeto Prova Real, iniciativa de fact-checking (checagem de discursos) e debunking (desmitificação de boatos) do grupo, lançado em 8 de março e que já verificou declarações de autoridades, como o presidente Michel Temer, os pré-candidatos à Presidência da República e o governo do Estado. Os principais conteúdos do Comprova também serão publicados dentro da página especial do Prova Real.

    — O desafio do combate à desinformação exige uma ação coordenada. Nunca tantos veículos se uniram em um projeto colaborativo como este — ressalta o presidente da Abraji, Daniel Bramatti.

    A coalizão tem apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar o projeto, além de oferecer treinamento e apoio técnico.

    Um aspecto crucial do Projeto Comprova será o cuidado de desmentir apenas informações equivocadas que já tenham tido um grande alcance ou que tenham potencial viral. A ideia é que a plataforma não corra risco de ajudar um boato ainda fraco a ganhar fôlego acidentalmente.

    — O volume de conteúdo problemático circulando no Brasil é grande demais para que uma única redação lide com ele. Ao treinar redações e unir esforços, acreditamos que um projeto como este possa ter impacto duradouro no Brasil — projeta Claire Wardle, diretora do First Draft.

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    COMO VAI FUNCIONAR

    - As redações participantes trabalharão juntas para verificar informações que possam ser enganosas, relacionadas às eleições presidenciais. Depois, criarão peças visuais como imagens compartilháveis, gifs animados e vídeos curtos para espalhar os desmentidos.

    - Nenhum desmentido será publicado antes de ao menos três veículos de imprensa diferentes entrarem em acordo sobre a falsidade da informação em questão.

    - O Comprova não terá uma redação central; a apuração será fruto do trabalho coletivo de 26 redações. Os relatos serão publicados no site projetocomprova.com.br e terão alcance ampliado pelos parceiros do projeto, que usarão os próprios canais e publicações para que mais brasileiros tenham acesso a informação confiável.

    - Com o Brasil concentrando um grande número de usuários do WhatsApp (as últimas estatísticas disponíveis contabilizaram 120 milhões de usuários no país em maio de 2017), o Comprova pedirá a brasileiros que relatem rumores relacionados às eleições presidenciais a uma conta dedicada de WhatsApp.

    - Os leitores e espectadores serão encorajados a compartilhar a informação correta para seus contatos de WhatsApp.

    Os veículos que participam:

    AFP

    Band

    BandNews

    Canal Futura

    Correio do Povo

    Exame

    Folha de S.Paulo

    GaúchaZH

    Gazeta do Povo

    Gazeta Online

    Jornal do Commercio

    Metro Brasil

    Nexo Jornal

    Nova Escola

    NSC Comunicação

    O Estado de S.Paulo

    O Povo

    Poder360

    Piauí

    Rádio BandNews FM

    Rádio Bandeirantes

    SBT

    UOL

    Veja

    Confira as checagens do Prova Real

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