nsc
    santa

    Segurança 

    Número de chamados à PM aumenta em Blumenau, mas furtos e roubos diminuem 

    Índice leva em conta a comparação do período de isolamento após o decreto do governo do Estado com as mesmas datas do ano passado

    27/03/2020 - 14h32

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    ­
    (Foto: )

    Um levantamento feito pela Polícia Militar de Blumenau a pedido do Santa mostra uma diminuição no número de ocorrências policiais na cidade neste mês.

    O número leva em conta os crimes que ocorreram de 1º a 25 de março deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, e de 17 a 25 de março — período pós-decreto do governo do Estado que restringiu a circulação de pessoas e veículos.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    Neste mês, até o dia 25, a PM havia sido acionada para atender 3.056 ocorrências. Esse número é maior do que o registrado em todo março do ano passado, quando houve 2.858 chamados.

    O aumento nesse índice, de acordo com o tenente Nícolas Vasconcelos Marques, chefe de Comunicação do 10º BPM, se dá principalmente por conta das denúncias de atuação irregular de comércios durante o período da quarentena.

    No recorte feito de 17 a 25 de março, ou seja, a partir da data em que o governador editou o decreto que determinava o isolamento social, o número de ocorrências atendidas também cresceu em relação a 2019: 933 no ano passado, contra 1.320 neste ano. Em compensação, todos os outros indicadores que levam em conta crimes mais graves registraram redução.

    Furtos foram 37 em 2019 contra 24 neste ano. Roubos foram 12 no ano passado e seis em 2020. Registros de violência doméstica caíram de 18 para 14, e homicídios de dois para zero.

    Queda também em SC

    O período de quarentena pelo coronavírus em Santa Catarina fez estatísticas de violência despencarem nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP), o número de roubos e furtos caiu até 65% em uma semana em todo o Estado.

    Durante a primeira quinzena de março, os casos de roubos e furtos em Santa Catarina seguiam uma média acima de 300 por dia. Desde o dia 18, quando as medidas restritivas impostas pelo Governo de SC entraram em vigor, o número ficou abaixo de 200 todos os dias. O último domingo (22) registrou apenas 100 ocorrências em toda Santa Catarina.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas