Uma nutricionista foi presa em flagrante nesta terça-feira (28), em Ascurra, no Vale do Itajaí, depois de mercadorias vencidas serem encontradas nas prateleiras da loja de produtos naturais dela. Para que os clientes não soubessem, a proprietária ocultava a data de validade com adesivos ou raspava as embalagens.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
Conforme o delegado Antonio Godoi, cerca de 2 mil produtos foram apreendidos. A visita da Vigilância Sanitária ocorreu na tarde desta terça, depois de várias denúncias serem feitas por pessoas que suspeitavam da prática. Ao localizar os objetos com as datas suprimidas, os agentes acionaram a Polícia Civil.
A dona do estabelecimento foi detida por crime contra a ordem tributária, que não permite fiança. Se condenada, pode pegar de dois a cinco anos de prisão. Ela manteve silêncio em boa parte do interrogatório, mas teria confirmado que os produtos “acabaram vencendo”, revela Godoi.
— É lamentável. Ela é nutricionista, sabe do mal que algo vencido faz — disse o delegado.
Continua depois da publicidade
Havia mercadorias que estavam há pelo menos um ano fora da validade. Para ocultar a informação dos clientes, a profissional retirava a data raspando os números ou colocando etiqueta de preço em cima deles. Os itens de marcas conhecidas, de custo razoável, muitas vezes eram vendidos em promoção.
A loja foi fechada. As mercadorias devem passar por perícia para depois serem destruídas.
Leia mais
Mãe e filho estão na UTI em Blumenau após grave acidente na BR-470