Foram 27 rodadas na Série B do Brasileiro até o ápice na Ressacada lotada. O Avaí voltou à elite do futebol brasileiro em grande estilo. Poucos foram os momentos de sufoco, diferente dos que geraram desconfiança. No final, a festa tomou conta dos azurras. Geninho, Betão, Marquinhos e companhia cumpriram a missão. Um ano após o rebaixamento por causa de um gol, o Leão ressurge e está pronto para urrar alto novamente, agora, na Série A 2019.
Continua depois da publicidade
Os jogos do turno:
1ª rodada – Vila Nova 1 x 0 Avaí
A estreia do Leão na Série B foi em meio aos duelos contra o Goiás pela Copa do Brasil. A derrota no primeiro jogo, aliada a eliminação, derrubaram o técnico Claudinei Oliveira.
2ª rodada – Avaí 2 x 2 Brasil-RS
Na Ressacada foi o jogo de estreia de Geninho na volta ao Leão. Em campo, o time ficou duas vezes em vantagem sobre os gaúchos com Renato e Getúlio, mas não segurou o resultado.
3ª rodada – Juventude 1 x 3 Avaí
O primeiro triunfo na Série B foi de maneira convincente e que deixou claro a intenção do Leão: lutar pelo acesso. Renato, goleador do time, marcou dois. Romulo completou o placar.
Continua depois da publicidade
4ª rodada – Avaí 1 x 1 São Bento
No retorno à Ressacada, o Avaí derrapou mais uma vez. O sabor amargo pelo empate deixou a torcida desconfiada da capacidade do elenco. Alemão, cobrando pênalti, fez o gol do Leão.
5ª rodada – Figueirense 0 x 1 Avaí
A redenção azurra foi no clássico na casa do rival. Rodrigão mandou para a rede e comandou a festa. O meia Marquinhos não perdeu a chance e puxou o “créu” junto da torcida visitante.
6ª rodada – CRB 0 x 4 Avaí
O Leão embalou sob a batuta de Rodrigão, que marcou dois gols em Maceió. Os outros tentos foram de Capa e Renato. Foi o quarto jogo seguido sem derrota, a segunda vitória direta.
Continua depois da publicidade
7ª rodada – Avaí 3 x 1 Paysandu
O triunfo sobre o Papão, com gols de Rodrigão, Guga e Romulo, colocaram o Leão primeira vez no G-4. A equipe empolgou a torcida que passou a confiar ainda mais no acesso.
8ª rodada – Avaí 0 x 1 Criciúma
Era a vitória que iria consolidar o momento azurra na Série B, mas a derrota em casa fez o torcedor chiar. Mesmo assim, o revés para um rival do Estado manteve a equipe no G-4.
9ª rodada – Sampaio Corrêa 1 x 1 Avaí
A reabilitação do Leão tinha que ser fora de casa, mas a equipe não venceu mesmo após sair na frente com Alemão, batendo pênalti. O placar ainda deixou o time na zona de acesso.
Continua depois da publicidade
10ª rodada – Avaí 2 x 0 Coritiba
As pazes com a vitória foram feitas diante da torcida e em grande estilo. O lateral-esquerdo Capa colocou os azurras em vantagem e o ídolo Marquinhos, batendo penalidade, fez 2 a 0.
11ª rodada – Boa Esporte 0 x 2 Avaí
Romulo e Renato comandaram a vitória do Leão em Varginha. Esse jogo no interior de Minas Gerais garantiu a estabilidade no G-4 e, ainda, pela primeira vez deu o time a vice-liderança.
12ª rodada – Avaí 3 x 3 Guarani
O Leão chegou a abrir 2 a 0 e deu impressão que a terceira vitória seguida seria alcançada, mas o time levou a virada antes de novo empate. Renato, Judson e Beltrán marcaram os gols.
Continua depois da publicidade
13ª rodada – Oeste 1 x 0 Avaí
Fora de casa e com desfalques importantes, o Leão não aguentou manter a sequência invicta e foi derrotado. O time manteve a segunda posição, mas ficou ameaçado de deixar o G-4.
14ª rodada – Avaí 0 x 1 Goiás
Outro tropeço, desta vez contra uma equipe que buscava se encontrar na competição e em casa, colocou um ponto final à zona de acesso após sete rodadas. A torcida não gostou nada.
15ª rodada – Londrina 1 x 2 Avaí
Após perder na Ressacada, a recuperação tinha que ser como visitante. E foi assim que o Leão buscou o retorno ao G-4. Romulo e o gol contra de Fernando Jr garantiram os pontos.
Continua depois da publicidade
16ª rodada – Avaí 0 x 0 Atlético-GO
De volta à zona de acesso, a missão do Avaí era embalar como mandante para seguir no grupo. O jogo pôs frente a frente equipes de melhores ataques, mas o placar foi sem gol.
17ª rodada – Fortaleza 1 x 1 Avaí
Frente ao líder da Série B e novamente longe de casa, o Leão dependia da reação. A equipe ficou atrás na maior parte do jogo até Guga garantir o ponto em cobrança de penalidade.
18ª rodada – Avaí 0 x 0 CSA
No reencontro com o torcedor, o Avaí mais uma vez não venceu. O jejum na Ressacada foi aos quatro jogos depois de nova igualdade sem gol. O lado bom foi a manutenção no G-4.
Continua depois da publicidade
19ª rodada – Ponte Preta 2 x 2 Avaí
Após passar 11 rodadas no G-4, o Leão dependia só de si para virar o turno entre os melhores da Série B. Vacilou. Empate por 2 a 2 e sétima colocação. Rodrigão e Guga anotaram os gols.
Os jogos do returno:
20ª rodada – Avaí 1 x 0 Vila Nova
O começo do returno foi de ponto final ao jejum em casa e também de retorno à zona de acesso. O gol de Rodrigão bastou para a equipe chegar novamente à terceira colocação.
21ª rodada – Brasil-RS 1 x 1 Avaí
Como visitante o Leão não manteve o ritmo. Nem mesmo com o golaço anotado por Renato, por cima do goleiro, e com um atleta a mais desde o primeiro tempo. Saída do G-4 de novo.
Continua depois da publicidade
22ª rodada – Avaí 1 x 0 Juventude
Pelo menos na Ressacada as vitórias voltaram a acontecer. O triunfo pelo placar mínimo, com gol de Matheus Barbosa, alçou os azurras à quarta posição e deu fôlego no G-4.
23ª rodada – São Bento 0 x 1 Avaí
Talvez tenha sido a vitória mais importante ao longo da Série B graças ao golaço de Romulo. Foi o nono jogo seguido sem revés e colocou fim à série de três partidas de seca fora de casa.
24ª rodada – Avaí 0 x 1 Figueirense
O Leão perdeu para o maior rival, mas o lugar na zona de acesso ficou mantido. Em caso de vitória, a equipe iria para a vice-líderança. Terminou a rodada em quatro, com 39 pontos.
Continua depois da publicidade
25ª rodada – Avaí 1 x 0 CRB
Com risco de perder a posição no G-4, o Avaí tinha que voltar a vencer imediatamente. E foi assim. Pedro Castro garantiu o triunfo e nova rodada na zona de acesso para festa da torcida.
26ª rodada – Paysandu 2 x 1 Avaí
No primeiro dos dois jogos em seguida fora de casa, o Leão tropeçou. Desfalcado, o Avaí até buscou o empate com Daniel Amorim, mas não segurou o placar e deixou a zona de acesso.
27ª rodada – Criciúma 3 x 2 Avaí
O lugar no G-4 poderia ter sido retomado, mas a equipe sucumbiu para o Tigre. O único a vencer o Leão as duas vezes na Série B. Romulo e Daniel Amorim anotaram os gols.
Continua depois da publicidade
28ª rodada – Avaí 3 x 1 Sampaio Corrêa
Pressionado, o Leão voltou a vencer no retorno à Ressacada. A equipe saiu perdendo, mas virou com Getúlio, Matheus Barbosa e Renato. Com 45 pontos, o Avaí se consolidava no G-4.
29ª rodada – Coritiba 1 x 0 Avaí
O revés para o time de Argel Fucks não foi o suficiente para tirar o Leão da zona de acesso. Mas ligou novamente o alerta. A equipe de Geninho voltava a gerar desconfiança na torcida.
30ª rodada – Avaí 2 x 0 Boa Esporte
Crias da base azurra, Getúlio e Luan Pereira lideraram o Leão no triunfo na Ressacada. Os jovens aproveitaram as chances e fizeram os gols. O Leão se mantinha firme e forte no G-4
Continua depois da publicidade
31ª rodada – Guarani 1 x 2 Avaí
Uma vitória maiúscula contra o time que queria encostar de vez na briga pelo acesso. Getúlio comprovou a fase goleadora e marcou mais um. O outro coube ao artilheiro de fato, Renato.
32ª rodada – Avaí 1 x 1 Oeste
Neste momento, o torcedor fazia contas para o acesso. Mas o Avaí voltou a derrapar em casa. Renato abriu o placar, mas Kozlinski falhou e o empate foi definido. Dois pontos perdidos.
33ª rodada – Goiás 0 x 3 Avaí
Na que é considerada a melhor atuação do Avaí nesta Série B, o time se recuperou. Getúlio, Renato e Daniel Amorim comandaram a festa e o time virou vice-líder com 55 pontos.
Continua depois da publicidade
34ª rodada – Avaí 1 x 1 Londrina
Casa cheia e tudo levava a crer que o acesso seria encaminhado de vez. O gol do Londrina no começo quase colocou tudo a perder e o empate, com Getúlio, não bastou para a virada.
35ª rodada – Atlético-GO 2 x 2 Avaí
No retorno a Goiânia, o Leão ficou duas vezes na frente do placar, mas vacilou no fim. Renato teve a chance a cara a cara, quis passar de lado e errou. O Leão seguia no G-4.
36ª rodada – Avaí 0 x 1 Fortaleza
Casa cheia, diante do líder e até então único a conquistar o acesso antecipadamente. Mesmo frente aos reservas do Tricolor do Pici, o Leão perdeu e viu o time cearense ser campeão.
Continua depois da publicidade
37ª rodada – CSA 0 x 1 Avaí
Fora do G-4 após vitória da Ponte Preta na rodada, o Leão jogava pressionado. Getúlio aproveitou a rara chance e mandou para a rede: 1 a 0 e vantagem na última rodada.
38ª rodada – Avaí 0 x 0 Ponte Preta
Precisando apenas do empate para subir à Série A, o Avaí se portou bem durante os 90 minutos e segurou o 0 a 0 diante da Ponte Preta, que acabou ficando sem vaga na elite.
Leia mais notícias sobre o Avaí