nsc

publicidade

Beleza tecnológica

O que é a nanotecnologia e como ela é aplicada no seu dia a dia 

A ciência evoluiu e tecnologias revolucionárias agora estão ao alcance de nossas mãos

16/05/2019 - 10h09 - Atualizada em: 07/06/2019 - 11h46

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Nanotecnologia
(Foto: )

A tecnologia vem avançando e constantemente nos deparamos com nomes diferentes que passam a fazer parte da nossa vida. A nanotecnologia é um desses avanços que revolucionaram a ciência e hoje é aplicada em rotinas simples do dia a dia.

O prefixo “nano” vem da unidade de medida na escala dos nanômetros. Num comparativo mais usual, é como se estivéssemos falando de um grão de areia numa praia de mil quilômetros de extensão. Na nanotecnologia, significa a utilização de estruturas materiais nessa unidade de medida.

​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​

Essa técnica pode ser aplicada em diferentes áreas, como a medicina, eletrônica, ciência da computação, engenharia dos materiais, entre outras. Vemos a nanotecnologia aplicada para dar mais resistência a telas de celulares, ou melhorar o antirreflexo em lentes de óculos. Mas é em aplicações mais recorrentes da rotina diária que a nanotecnologia ganha destaque. Afinal, a mesma ciência que é aplicada para cura de doenças na medicina, começa a ser aplicada em cosméticos de uso diário.

Uso de tecnologia para rotinas de cuidados com a pele

Nanotecnologia em hidratantes e nutrição facial
Nanotecnologia em hidratantes e nutrição facial
(Foto: )

Produtos de skincare, ou seja, de cuidados e tratamento para a pele, têm por traz essa ciência e a tecnologia cosmética não para de evoluir. Diversas metodologias têm sido desenvolvidas e os pesquisadores se propõem a investigar não só os componentes que proporcionam boas condições de tratamento, mas também receitas para maior penetrabilidade na pele.

Em um cenário constantemente orientado para inovações, a tendência na utilização de ativos nano encapsulados chega ao mercado da beleza. Enquanto os produtos convencionais atuam na superfície da pele, a nanotecnologia permite a penetração profunda sem que os ativos se percam antes de alcançar as camadas internas da pele.

Na prática funciona assim: um hidratante comum fica na primeira camada da derme, criando uma película que age retendo água na pele e atuando apenas na superfície. Já o nanocosmético alcança conjuntos mais internos do corpo, liberando o ativo somente quando chega à profundidade ideal para a ação do nutriente.

Leia também: Conheça o passo a passo de cuidados com a pele para uma beleza natural

Assim, muito mais do que efeitos “cinderela”, que logo se acabam, os produtos são responsáveis por verdadeiros tratamentos.

Segundo o médicos especialistas em cirurgia plástica, a tecnologia permitiu que nutrientes e ácidos, aplicados sem tanto efeito até então, pudessem de fato mudar a condição de pele até mesmo em casos de tratamentos específicos para cirurgias plásticas, que exigem mais atenção. Quando falamos de tratamentos pré e pós-cirúrgicos, a nutrição precisa dar resultados muito bons que só com nanotecnologia é possível alcançar. Os produtos deixam de ter efeito de remediação e passam a ser eficientes somando aos benefícios da cirurgia plástica, afirmam os especialistas.

Evolução da ciência reflete em praticidade na aplicação de produtos de skincare

Os avanços podem ser notados, por exemplo, em nanocápsulas de Vitamina C. Estudos comprovaram que o ativo é um poderoso antioxidante e supereficaz no tratamento facial de combate às manchas, rugas e linhas de expressão. Entretanto é um ativo sensível à oxidação e precisou de diversas etapas de pesquisas para garantir a vitalidade dele em produtos de beleza para aplicação tópica. Quando nano encapsulada, a Vitamina C não oxida, não tem cheiro característico metálico, não deixa a tonalidade marrom na pele, além de permitir a utilização do ativo durante o dia.

Vitamina C RemyGoulart NanoCosméticos
Vitamina C RemyGoulart NanoCosméticos
(Foto: )

A tecnologia também permitiu que a Vitamina C seja aplicada com outros produtos quando nano encapsulada, como é o caso do produto da linha Complicité, da RemyGoulart NanoCosméticos. Ou seja, as cápsulas do nutriente não entram em contato com outros ativos, minimizando os riscos de efeitos negativos, e permite a aplicação conjunta de outros produtos, e até mesmo de ácidos, que em outros casos precisariam de um maior tempo de espera entre as aplicações.

Assim, é possível ter rotinas de tratamento de pele que sejam completas, sem restrições de combinações entre produtos e ativos naturais, além de ágeis e perfeitas para mulheres modernas. Confira os produtos da linha Complicité, da RemyGoulart NanoCosméticos.

Deixe seu comentário:

publicidade