publicidade

Futebol

O que o JEC precisa para conseguir a classificação na Série D

Melhor cenário é vencer os últimos jogos e esperar uma combinação de resultados

20/05/2019 - 16h14

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Torcida está fazendo contas para manter a esperança de uma classificação
Torcida está fazendo contas para manter a esperança de uma classificação
(Foto: )

Depois de mais uma derrota do Joinville neste fim de semana pela Série D, o torcedor começou a fazer as contas para manter a esperança de uma classificação do time para a próxima fase da competição. A situação é difícil porque o JEC passou a não depender apenas de si e terá de buscar as vitórias, mas sem desgrudar os olhos dos demais resultados.

Com a derrota para o Avenida (RS) por 2 a 1 fora de casa, o Joinville estacionou na lanterna do grupo A17, com apenas um ponto. Enquanto isso, os adversários abriram vantagem. O time gaúcho é o líder com sete pontos, a Ferroviária (SP) é a segunda colocada com seis pontos e o Maringá (PR) está na terceira colocação com dois pontos.

O melhor cenário para o JEC conseguir a classificação é vencendo os três próximos jogos para alcançar os dez pontos. Com essa pontuação, será mais fácil garantir uma vaga como segundo colocado - já que passar como líder é uma tarefa bem mais complicada. Nesta primeira fase, passam o melhor colocado de cada grupo e os 15 melhores entre os 17 times que terminarem na segunda posição em seus respectivos grupos.

Chegando aos dez pontos, é possível garantir a classificação, mas ainda assim o Tricolor vai depender de uma combinação de resultados. Isso porque há a possibilidade de Ferroviária ou Avenida ficar em primeiro lugar e o outro na segunda colocação com dez pontos, juntamente com o JEC. Assim, a definição da provável segunda vaga ficaria pelo saldo de gols.

Má fase preocupa torcedores

Os números podem até dar esperança ao mais otimista torcedor tricolor, mas o maior problema que causa desconfiança nessa reta final de primeira fase é a má fase do time. São seis jogos consecutivos sem vencer na temporada, sendo três nas últimas rodadas do Campeonato Catarinense - contra Marcílio Dias, Criciúma e Tubarão - e outros três nesta Série D.

Caso não seja possível vencer os três jogos, ainda há esperança de garantir uma classificação com duas vitórias e um empate. Porém, as chances se reduzem ainda mais porque há o risco real de mesmo terminando na segunda colocação, ficar entre os eliminados pela campanha.

Treinador não deve mudar método de jogo

De qualquer forma, o técnico Felipe Surian ainda acredita na classificação. Ele afirmou após a derrota para o Avenida que agora vai analisar o desempenho do time friamente para buscar as três vitórias na sequência do campeonato. Segundo ele, os números do jogo deste domingo mostram que as oportunidades de gol estão sendo criadas e o modelo de trabalho não será alterado.

— Eu gosto muito de trabalhar nesse sistema, com o qual já fui vencedor várias vezes. Se houver mudança no método agora será somente dentro do jogo para tentar mudar o ritmo e variar um pouco — garantiu.

A próxima decisão do Joinville será neste sábado, às 18 horas, contra o Avenida (RS), na Arena. No mesmo dia e horário, a Ferroviária recebe o Maringá na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Próximas rodadas do grupo

4ª RODADA - SÁBADO (25/5)

18 horas - Ferroviária x Maringá

18 horas - Joinville x Avenida

5ª RODADA - SÁBADO (1/6)

17 horas - Maringá x Joinville

18 horas - Ferroviária x Avenida

6ª RODADA - DOMINGO (9/6)

18 horas - Avenida x Maringá

18 horas - Joinville x Ferroviária

Deixe seu comentário:

publicidade