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Obra da rotatória da BR-280 começa sair do papel em Jaraguá do Sul

Estrutura entre os bairros Nereu Ramos e Ribeirão Cavalo é reivindicação antiga da comunidade

14/09/2014 - 08h50

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Por Redação NSC
Levantamento topográfico dá início às obras que devem melhorar segurança dos usuários do trecho
Levantamento topográfico dá início às obras que devem melhorar segurança dos usuários do trecho
(Foto: )

Está prevista para a semana que vem a oficialização do começo da obra de construção da rotatória na BR-280, entre os bairros Ribeirão Cavalo e Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. Na terça-feira, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Vissillar Pretto, irá até o local da futura rotatória para assinar a ordem de serviço. Os trabalhos, porém, começaram nesta semana, quando técnicos da empresa Infrasul, responsável pela obra, realizaram o levantamento topográfico no local, indicando à comunidade o efetivo início das operações.

Reivindicação antiga dos moradores, a rotatória é vista como uma questão de segurança. O km 74 da rodovia, que dá ligação aos dois bairros, é palco de acidentes frequentes, que assustam a população.

- No horário de pico, é complicado para fazer a travessia ali. A demora é o de menos, o problema é a segurança. As pessoas querem passar e precisam dividir espaço com os carros. Há muitos acidentes, na semana passada teve um - conta o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ribeirão Cavalo, Paulo Sérgio de Oliveira.

Paulo conta que a população está ansiosa pelo começo da obra, porém, só ficará contente quando as máquinas chegarem. No ano passado, a construtora Sociedade Mafrense de Engenharia, de Curitiba, iniciou o trabalho, porém, sua falência interrompeu as atividades. O trecho foi inserido em um pacote de obras federais, porém, nenhuma empresa realizou o cadastro.

Para garantir agilidade à obra, a rotatória será feita por um aditivo de contrato de manutenção e conservação da rodovia. O orçamento é de R$ 700 mil. O prazo é de quatro meses.

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A rotatória deve garantir segurança no trecho e redução de velocidade dos veículos. Apesar disso, não haverá estrutura direcionada especificamente a pedestres e ciclistas, que também transitam no local.

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