nsc

publicidade

Mais espaço em frente ao mar

Obra de alargamento aumentará faixa de areia de Canasvieiras em mais 40 metros

Confira como será o trabalho que utilizará 350 mil metros cúbicos de areia, retiradas de uma jazida a 1 km da costa, no Norte da Ilha de SC, em Florianópolis

20/09/2019 - 16h24 - Atualizada em: 20/09/2019 - 21h26

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Trabalhadores preparam operação de alargamento, que deve começar no final de setembro
Trabalhadores preparam operação de alargamento, que deve começar no final de setembro
(Foto: )

A paisagem na orla de Canasvieiras, em Florianópolis, está diferente do habitual. Desde o começo de setembro, o local é ocupado também por operários, máquinas e tubulações. A alteração no cenário antecede uma mudança ainda maior: o alargamento da faixa de areia da praia no Norte da Ilha de SC. No momento, o terreno da praia recebe os preparos para o alargamento, que está previsto para começar de fato em pouco mais de 10 dias.

O engenheiro Pedro Tognozzi Vieira da Cruz, responsável pela obra, explica que a praia ganhará, em média, mais 40 metros de profundidade entre a Ponta dos Morrotes e o trapiche — atualmente, a extensão é de cerca de 10 metros. O alargamento será feito com areia retirada de uma jazida no fundo do mar, localizada a cerca de 1 km da costa. Cruz estima que serão utilizados 350 mil metros cúbicos de areia para concluir a operação.

De acordo com o secretário de Infraestrutura de Florianópolis, Valter José Gallina, esta é a primeira vez que uma praia de Florianópolis passa pelo processo de alargamento. Ele afirma que a intenção da prefeitura é deixar o trabalho pronto até 20 de dezembro, para não prejudicar a alta temporada. O investimento é de R$ 10,5 milhões.

Ainda segundo o secretário, a nova areia terá as mesmas características, como granulometria e coloração, da que já ocupa a praia de Canasvieiras, pois este foi um dos fatores levados em conta na hora da escolha da jazida. Peça-chave na operação, a máquina que fará a dragagem da areia no fundo do mar, uma draga hopper, deve chegar no dia 28 de setembro.

— A partir daí, em mais um dia, no máximo, já começará o trabalho de dragagem da areia para fazer o alargamento — comenta o secretário de Infraestrutura.

Obra começará pela parte Oeste da praia

O alargamento começará pela parte Oeste da praia, na Ponta dos Morretes, e seguirá até o trapiche, em uma extensão de aproximadamente 2,4 km. O engenheiro Pedro Tognozzi Vieira da Cruz explica que o trabalho de retirada de areia do fundo do mar será simultâneo ao aterramento da praia. Ou seja, ao mesmo tempo em que a areia é dragada, máquinas farão o aterro para alargar a faixa.

faixa de areia Canasvieiras
A praia de Canasveiras, no Norte da Ilha de SC, antes do início das obras de alargamento
(Foto: )

— A obra será feita com um aterro de avanço, indo em direção ao trapiche. Conforme formos avançando, vamos mudando a tubulação flutuante que fará o transporte da areia da máquina de dragagem até a faixa de areia — detalha Pedro Tognozzi.

O engenheiro responsável pela obra em Canasvieiras também informa que o acesso à praia nos locais específicos de trabalho ficarão restritos durante as obras. A área fechada será alterada na medida em que o alargamento avançar.

Segundo Pedro Tognozzi, o trabalho de dragagem no fundo do mar vai operar 24 horas por dia. Na praia, a movimentação de terra ocorrerá entre as 6h e as 22h.

A obra em detalhes

passo a passo obra
(Foto: )

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

publicidade