nsc

publicidade

Economia

Obras de terminal graneleiro começam em junho em São Francisco do Sul

Escolha da construtora que vai erguer o empreendimento já está em fase final

29/03/2017 - 03h01 - Atualizada em: 29/03/2017 - 05h42

Compartilhe

Por Redação NSC

As obras de terraplenagem do Terminal Graneleiro Babitonga (TGB), na região de Laranjeiras, em São Francisco do Sul, vão começar em junho. A informação é do empresário Alexandre Fernandes, sócio majoritário do negócio. As últimas etapas burocráticas estarão concluídas até o fim de abril.

A escolha da construtora que vai erguer o empreendimento já está em sua fase final. Os trabalhos de terraplenagem vão começar em junho. Nessa etapa inicial, serão contratados pouco mais de cem trabalhadores. No pico da construção, haverá mais de mil.

Cinco construtoras integram a short list, e continuam na disputa para erguer o empreendimento. Havia 40 empreiteiras interessadas no começo do processo de concorrência promovido pela TGB. Em 2012, a Vogelsanger, de Joinville, ganhou a licitação para construir os acessos ao Porto de Itapoá.

O TGB vai movimentar grãos de soja, milho, açúcar, entre outros produtos. O investimento estimado é de R$ 850 milhões. Fernandes diz que vai começar os trabalhos com capital próprio.

O único sócio do empresário catarinense é a empresa Cofco, pertencente ao governo da China. A Cofco tem 20% do negócio. Um grupo árabe retirou-se do projeto já há mais de um ano.

Leia outras notícias apuradas pelo colunista Claudio Loetz

A Cofco é dona de quatro usinas de açúcar no interior paulista e, como processadora de alimentos, comercializa, no Brasil, variados itens de commodities. Fernandes assinou contrato com o banco holandês ABN/Amro para fazer a estruturação de dívida a ser contraída junto a uma instituição financeira para a realização de todo o empreendimento.

O passo seguinte será a definição de agente financeiro que vai financiar parte da construção. Fernandes adianta:

- Não decidimos ainda, mas é possível que uma empresa da região de Joinville faça a obra. A expectativa é ter o TGB pronto em até 24 meses após o início dos trabalhos. Pretendemos iniciar as atividades operacionais no primeiro semestre de 2019.

Deixe seu comentário:

publicidade