nsc
    santa

    publicidade

    Números positivos

    Ocupação hoteleira cresce até 5% em Blumenau com aumento de público na Oktoberfest

    Sucesso da festa também tem beneficiado outros municípios da região, como Pomerode, Gaspar e Brusque

    20/10/2019 - 08h24

    Compartilhe

    Gabriel
    Por Gabriel Lima
    (Foto: )

    O efeito positivo do aumento de público da Oktoberfest está refletindo nas vendas do comércio de Blumenau e demais municípios da região. Conforme Tatiana Honczaryk, a presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), a festa tem conseguido atrair mais turistas neste ano e, consequentemente, movimentar a economia do município.

    Após ocupação máxima da rede hoteleira de Blumenau na primeira semana de festa, Tatiana Honczaryk afirma que há expectativa de mais um sábado e domingo com lotação de quase 100%. Para a última semana, cerca de 80% dos leitos já estão reservados, o que representaria aumento de 3% a 5% em comparação com 2018.

    A presidente do Sihorbs afirma que o turista está passando mais tempo no Vale do Itajaí para conhecer as atrações de Blumenau e municípios próximos, enquanto antes o roteiro mais normal era passar o dia no Litoral e só vir para a Oktoberfest à noite. Ela considera que o fortalecimento de outras festas típicas da região foi muito importante para aumentar o fluxo de visitantes na região.

    — A região repensou a forma de atrair o turista. Todas as prefeituras da região se engajaram para desenvolver a gastronomia, apresentações culturais e as festas típicas. Por exemplo, todos os hotéis oferecem gastronomia típica durante a festa, inclusive, com funcionários trajados. E isso reflete em toda a rota de serviços, incluindo restaurantes, bares, farmácias, postos de gasolina, entre outros — destaca.

    Aumento de público em 2019

    De forma um tanto surpreendente, o público deste ano tem sido diariamente maior que o registrado em 2018. Conforme dados da organização, 222.229 pessoas estiveram no Parque Vila Germânica durante os primeiro oito dias de festa deste ano, número 47,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado — quando foram 150.291 visitantes.

    Deixe seu comentário:

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade