nsc
santa

publicidade

OktoberTag

Oktoberfest 2019: saiba as ações da organização para atrair mais blumenauenses nesta edição

Planejamento inclui levar personagens da festa para visitar empresas e não aumentar o preço de serviços como estacionamento e alimentação

09/09/2019 - 10h51 - Atualizada em: 09/09/2019 - 10h59

Compartilhe

Gabriel
Por Gabriel Lima
(Foto: )

Começa nesta segunda-feira (9) a contagem regressiva para a 36ª Oktoberfest de Blumenau. Faltando 30 dias para o início da festa, a Secretaria de Turismo e Lazer criou a OktoberTag, expressão em alemão semelhante ao que seria Dia de Oktoberfest, para marcar a data e iniciar uma extensa programação para promover o evento pelo município.

O objetivo da ação é mobilizar a cidade e fazer com que o blumenauense participe de mais dias da Oktoberfest, principalmente durante a semana. A estimativa da Secretaria de Turismo e Lazer é que 30% do público que compareceu à festa no ano passado era residente do município.

Outro desafio da Secretaria de Turismo é manter o público registrado no ano passado, que foi de 592.291 pessoas. A preocupação ocorre porque o feriado do dia 12 de outubro será em um sábado. Nos anos anteriores, quando a data era em um dia de semana, a lotação da Vila Germânica no dia do feriado e na véspera era semelhante ao registrado no fim de semana.

A primeira ação foi inaugurar um painel comemorativo na manhã desta segunda-feira em frente ao prédio da prefeitura. A partir das 18h, o relógio irá iniciar a contagem regressiva de dias, horas e minutos que faltam para o início da festa. Para o prefeito Mário Hildebrandt, que esteve na solenidade, é uma forma de lembrar os moradores de Blumenau que faltam poucos dias para começar a Oktoberfest.

— Esse portal é uma oportunidade para o turista tirar uma foto e divulgar a festa para todo o Brasil. E para o nosso morador, será importante para lembrar que a Oktober continua presente na nossa cidade preservando a tradição, a cultura e a gastronomia de Blumenau — afirma.

Solenidade de inauguração do painel ocorreu na manhã desta segunda-feira
Solenidade de inauguração do painel ocorreu na manhã desta segunda-feira
(Foto: )

Distribuição de chope e visitas a empresas

O dia ainda tem outras ações, como a distribuição de chope sem álcool na Rua XV de Novembro pelo Bierwagen e a presença da realeza da festa, da banda Hausmusikanten do Vovô e Vovó Chopão no Shopping Neumarkt durante o almoço. A programação deve seguir ao longo dos próximos dias em diferentes regiões da cidade, com a agenda sendo divulgada a cada semana.

O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, explica que a programação inclui visitas às fábricas, comércios e shoppings do município. O objetivo é aproximar os blumenauenses dos personagens da Oktoberfest para antecipar o clima de festa, convidar as pessoas e convencer que esse é um evento que pertence aos blumenauenses.

— Essa é uma festa do povo de Blumenau, tanto que foi o sacrifício causado após as enchentes de décadas atrás que permitiu estarmos hoje fazendo uma Oktoberfest. O pessoal está vindo pra festa e grupos de desfile têm sido criados, então queremos que o blumenauense realmente venha participar ativamente dessa comemoração que é feita pra ele — destaca.

Sem aumento em alguns pratos e no estacionamento

Outras ações estão sendo criadas para estimular que o morador de Blumenau compareça à festa em mais dias. A primeira será manter o valor de R$ 30 que é cobrado nos estacionamentos privados próximos da Vila Germânica. Greuel afirma que teve uma reunião com os proprietários de 12 locais e todos concordaram em não aumentar o valor.

Nesta semana também será divulgado o cardápio com o preço das comidas e bebidas da festa. A definição será divulgada apenas depois de uma reunião com os fornecedores responsáveis pelas opções gastronômicas, mas a expectativa é que a maioria concorde em manter o valor cobrado no ano passado.

Deixe seu comentário:

publicidade