nsc
    santa

    Tempo

    Onda de calor atinge Blumenau com temperatura acima de 37 ºC e possibilidade de granizo

    AlertaBlu prevê, ainda, a condição para tempestades potencializadas pelos termômetros com índices elevados

    29/09/2020 - 07h46 - Atualizada em: 29/09/2020 - 07h58

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Temperatura pode passar dos 37 °C em Blumenau na quinta-feira.
    Temperatura pode passar dos 37 °C em Blumenau na quinta-feira.
    (Foto: )

    A onda de calor que atinge principalmente as regiões Sudeste e Sul do Brasil vai trazer impactos também a Blumenau no fim desta semana. De acordo com o Sistema de Monitoramento de Alerta e Eventos Extremos da cidade (AlertaBlu), as temperaturas começam a subir nesta quarta-feira (30) e, na quinta (1º), a previsão é de calorão em meio à primavera: 37 ºC, com condição para trovoada e granizo na cidade.

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    O aumento dos índices nos termômetros é comum antes de uma frente fria, explica a meteorologista Taciana Weber, porém neste caso a alta temperatura é ainda mais potencializado principalmente pelos ventos, que sopram a Noroeste. Na prática, é uma soma de fatores que faz com que a previsão aponte para esse tempo quente no Vale do Itajaí.

    > Puchalski: "Santa Catarina, 40 °C"

    Ainda conforme o AlertaBlu, nesta quinta-feira há condição para tempo firme na cidade durante boa parte do dia. Entre a tarde e a noite, a previsão é de pancadas de chuva rápidas e isoladas com trovoada. A temperatura mínima fica na casa do 18 ºC e a máxima próximo dos 30 ºC.

    Calorão na quinta-feira

    Mas é na quinta-feira, primeiro dia de outubro, que está o alerta: o órgão ligado à Defesa Civil blumenauense indica para “elevação acentuada de temperatura”, com máxima podendo passar da marca de 37 ºC. Esse forte aquecimento, ainda de acordo com o AlertaBlu, favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva, trovoada, com risco de temporal com rajadas fortes de vento e queda de granizo — assim como ocorreu na noite de domingo no Médio Vale.

    Depois disso? Na bipolaridade do tempo em SC, as temperaturas despencam:

    — Aí vai esfriar. Até temos ainda a sexta-feira com algum calor, mas depois da passagem da frente fria a gente tem a aproximação de um ar mais frio, que fica posicionado mais ao Leste [região do Litoral] de Santa Catarina. Então além de temperaturas mais baixas, tem ainda a condição para a circulação marítima, o que deixa o tempo mais fechado — explica Taciana Weber.

    Leia também

    Projeto bilionário de bairro parque em Porto Belo prevê geração de 2 mil empregos diretos

    Empresário é a profissão mais comum entre candidatos a vereador em Blumenau; veja a lista

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas