nsc
dc

publicidade

Ondrepsb apresenta

Ondrepsb lança projeto de sustentabilidade dentro da empresa 

Ação incentiva o engajamento dos colaboradores com atitudes simples e criativas 

23/12/2019 - 09h27 - Atualizada em: 23/12/2019 - 12h20

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Grupo Ondrepsb entende que o desenvolvimento sustentável deve ocorrer por meio da inclusão social e da educação
Grupo Ondrepsb entende que o desenvolvimento sustentável deve ocorrer por meio da inclusão social e da educação
(Foto: )

Suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações: é com este conceito que a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento definiu o que é desenvolvimento sustentável. Em síntese, de acordo com a Comissão criada pelas Nações Unidas, sustentável é o desenvolvimento que não esgota os recursos futuros.

Você já parou para pensar sobre isso? Já pensou de que forma pode contribuir com o desenvolvimento sustentável na sua casa, na escola do seu filho, no bairro onde mora? Compreende que focar nos ambientes próximos pode ajudar a promover um desenvolvimento sustentável no mundo todo?

Em Santa Catarina, uma empresa que traz no DNA a vocação de melhorar a vida das pessoas decidiu ir além dos serviços que oferece e repensar suas atitudes também em relação à sustentabilidade. Trata-se de um movimento muito grande, já que, há 45 anos, o Grupo Ondrepsb atua em toda a região Sul.

— Preocupa-nos a preservação dos recursos naturais, uma questão que tem mobilizado milhões de pessoas no mundo inteiro, e como empresa sempre voltada para o bem-estar da sociedade, queremos também participar deste movimento sustentável. Acreditamos que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças, e é neste sentido que o nosso projeto nasceu, cresceu e está se incorporando à cultura da empresa. Explica Andrey Bordin, diretor da Ondrepsb. Segundo ele, é com base nestes argumentos que a Ondrepsb lançou em todas as suas unidades o Projeto Sustentabilidade.

Na questão ambiental, a empresa incentiva o cultivo de uma horta orgânica
Na questão ambiental, a empresa incentivou o cultivo de uma horta orgânica
(Foto: )

Os pilares do projeto

Para manter de pé a ideia, com base forte e duradoura, a Ondrepsb desenvolveu quatro pilares. O primeiro tem como objetivo incentivar o uso racional dos recursos da empresa e a redução do consumo de material. O segundo propõe repensar a importância dos recursos naturais como a água e a energia elétrica, buscando seu uso consciente e equilibrado. O terceiro incentiva a leitura, com foco na transmissão do saber relacionado à prática da sustentabilidade ambiental. Por fim, o quarto pilar foca na inclusão de pessoas em vulnerabilidade social, seja pela condição física, classe social, gênero, etnia, entre outros aspectos.

O Grupo Ondrepsb entende que o desenvolvimento sustentável, além das práticas cotidianas, deve ocorrer por meio da inclusão social e da educação.

Mão na massa!

As mudanças implementadas na empresa vão muito além de conceitos. Para atingir um resultado realmente consistente, a Ondrepsb acredita que o engajamento precisa ser constantemente estimulado, começando dentro da empresa e chegando a todos aqueles com quem os colaboradores se relacionam. Para isso, cada um dos pilares apresenta práticas que possam motivar a aquisição de novos hábitos no dia a dia.

Na questão ambiental, por exemplo, o projeto sugere a eliminação do uso de copos plásticos na empresa; a criação de uma coleta seletiva para o descarte correto do material; e até o cultivo de uma horta orgânica.

No que diz respeito à educação, a empresa quer estimular a leitura entre as crianças, mas também entre os adultos, por acreditar que o desenvolvimento pessoal e intelectual é um instrumento fundamental para a compreensão e a adesão aos princípios de sustentabilidade.

Quanto à economia, referindo-se à racionalização dos recursos, um dos pilares do projeto incentiva a adoção de hábitos simples, como apagar as lâmpadas ao sair e usar água apenas em quantidade suficiente.

Já o pilar da inclusão social consiste em exercer o respeito às diferenças, entendendo que todos têm os mesmos direitos e que a discriminação deve ser abolida.

Para Quésia Cunha, colaboradora da Ondrepsb há sete anos e autora do livro As Estrelas da Vila do Luar, o projeto é um compromisso de responsabilidade que a Ondrepsb assumiu com a preservação da vida, e isso mostra o nível de consciência da empresa quanto às questões socioambientais que afetam o mundo.

— É magnífico participar desse movimento, estamos todos cada vez mais engajados e motivados. Completa Quésia.

 O projeto sugere a eliminação do uso de copos plásticos na empresa
O projeto sugere a eliminação do uso de copos plásticos na empresa
(Foto: )

Quarenta e cinco anos de dedicação

O Grupo Ondrepsb tem 45 anos e se considera em constante evolução. Atuando nas áreas de segurança, limpeza e conservação, formação profissional, fornecimento de mão de obra terceirizada e administração prisional, o foco no bem-estar das pessoas vem sempre em primeiro lugar. Ao longo do tempo a empresa se transformou e incorporou novas tecnologias para atender às demandas que foram surgindo, mas busca preservar valores que considera atemporais, como o respeito, a confiança e a ética.

Conheça mais sobre o Grupo Ondrepsb no site da empresa

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade