nsc

publicidade

Cidade

Ônibus apreendido pela Polícia Federal é doado para ações de turismo e cultura de Joinville

Solenidade oficial de entrega do veículo à Prefeitura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 15

15/08/2018 - 18h59

Compartilhe

Por Redação NSC
Prefeito Udo Döhler e secretário Raulino Esbiteskoski visitaram o ônibus
Prefeito Udo Döhler e secretário Raulino Esbiteskoski visitaram o ônibus
(Foto: )

A solenidade de entrega oficial do ônibus que foi doado pela Polícia Federal à Secretaria de Turismo e Cultura de Joinville (Secult), ocorreu na manhã de quarta-feira (15, e teve a presença do prefeito Udo Döhler, do delegado-chefe da Polícia Federal (PF) em Joinville, Alexandre de Andrade da Silva, do delegado da Polícia Federal, Oscar Biffi, de representantes do trade turístico da cidade, empresários e autoridades municipais.

O ônibus de turismo foi apreendido pela PF em maio de 2017, por transportar mais de 200 quilos de cocaína e crack. O inquérito foi encaminhado ao município de Barra Velha.

Ao tomar conhecimento sobre a disponibilidade do veículo e seu possível uso em ações educativas e culturais, a Prefeitura de Joinville demonstrou à Justiça de Barra Velha o interesse pelo ônibus.

De acordo com o delegado da PF, Alexandre Andrade da Silva, as aplicações propostas pelo município contribuíram para que a transferência fosse deferida.

— A apreensão de veículos por tráfico é procedimento padrão da Polícia Federal e, conforme previsto na Lei no 11.343/2006, do Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas, a justiça pode autorizar o uso desses bens para órgãos ou entidades que atuam na prevenção de uso indevido, atenção e reinserção de usuários e dependentes de drogas — explicou o delegado.

Embora a Prefeitura não seja, a rigor, a pessoa jurídica enquadrada como prevenção do uso de drogas, a destinação do ônibus atenderá às áreas social, cultural e educacional do município e, ao mesmo tempo, servirá para resguardar o estado de conservação do veículo até a conclusão do processo judicial.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Raulino Esbiteskoski, a doação do ônibus foi resultado de um trabalho em equipe, que envolveu o Poder Executivo, Judiciário, Polícia Federal e empresas parceiras que contribuíram com a manutenção do ônibus.

— Conseguimos fazer um trabalho em conjunto e estamos tratando o ônibus com muito carinho. Será o nosso cartão-postal — comemorou Esbiteskoski.

Já o prefeito Udo Döhler, destacou a importância das ações em que o veículo será utilizado, atendendo, principalmente, crianças e adolescentes:

— O ônibus que no passado acomodava drogas, a partir de agora vai transportar os nossos estudantes para que fiquem cada vez mais distantes do tráfico — disse.

Deixe seu comentário:

publicidade