nsc

    Mobilidade

    Ônibus passam a circular com 50% da ocupação em Florianópolis

    Passageiros podem compartilhar assentos duplos, conforme decreto

    12/09/2020 - 12h09

    Compartilhe

    Por Juliana Gomes
    Assentos duplos podem ser compartilhados
    Assentos duplos podem ser compartilhados
    (Foto: )

    Os ônibus de Florianópolis passaram a circular com 50% da ocupação. Um decreto da prefeitura aumentou a capacidade de lotação, antes em 40%, e autorizou o compartilhamento de assentos duplos.

    A soma de passageiros não deve ultrapassar o número indicado para cada modelo de veículo, enfatiza a prefeitura. Os ônibus podem transportar passageiros em pé desde que respeitem o distanciamento entre as pessoas.

    As novas regras também liberam os passageiros para sentarem lado a lado em assentos duplos, em metade dos lugares disponíveis, mas a pessoa que sentou primeiro pode recusar que outra sente ao seu lado.

    Atualmente, a taxa de transmissão do novo coronavírus na Capital é de 1,11, o mesmo registrado no fim de agosto, conforme monitoramento feito pela prefeitura.

    Em entrevista à NSC TV, o secretário de Mobilidade em Florianópolis, Michel Mitmann, afirmou que isso não impede que mais pessoas andem de ônibus.

    - O transporte tem se monstrado um ambiente bastante seguro ao longo de todo o processo. Não se identificou o transporte como um vetor efetivo de contaminação. Ao mesmo tempo, é uma evolução natural, a própria estabilidade do indicador permite dar um passo seguinte – afirmou Mittamann.

    O secretário de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, alertou, em entrevista da NSC TV, que os cuidados para evitar o contágio devem ser observados por todos os passageiros.

    - Há necessidade de tentarmos retomar progressivamente as atividades sociais, como as de alta relevância, como é o transporte. Dessa maneira, o aumento do número de passageiros não é isento de riscos – alertou.

    Ao menos 50 mil pessoas usam transporte público ao dia em Florianópolis. Antes da pandemia, eram 150 mil passageiros por dia.

    *Com apoio da NSC TV

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas