nsc
    dc

    Sem luz

    ONS atribiu a problema no sistema interligado de energia o apagão que atingiu oito Estados

    No Rio Grande do Sul, cerca de 750 mil clientes ficaram sem luz no sábado, por aproximadamente 20 minutos, entre 17h55min e 18h20min

    16/12/2012 - 17h32 - Atualizada em: 16/12/2012 - 18h52

    Compartilhe

    Por Redação NSC

    O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atribuiu o apagão que atingiu pelo menos oito Estados no fim da tarde de sábado a um problema de interligação no sistema integrado de energia.

    Além do Rio Grande do Sul, foram afetados Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

    No Rio Grande do Sul, cerca de 750 mil clientes ficaram sem luz, por aproximadamente 20 minutos, entre 17h55min e 18h20min. Ficaram sem abastecimento quase 250 mil pontos na área da AES Sul, 300 mil clientes na da RGE e 200 mil pontos na da CEEE. As regiões mais afetadas foram o Centro e a Fronteira.

    Em Santa Catarina, a Celesc, responsável pela distribuição em mais de 90% do território do Estado, informou que as regiões mais atingidas pelo Apagão foram o Vale do Itajaí e o Norte, mas não soube informar quantos clientes foram afetados. Algumas residências dos municípios do oeste e do sudeste do Estado, incluindo a Grande Florianópolis, também ficaram sem luz. Mais de dois milhões de pessoas ficaram sem luz nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que teve restabelecimento de energia concluído somente após quatro horas.

    Segundo o ONS, a falha no sistema integrado de energia foi detectada às 17h43min e acionou um sistema de segurança que reduziu o fornecimento de energia para as distribuidoras. Com isso, cada empresa teve de reduzir a carga, fazendo cortes seletivos de abastecimento para evitar que todo o sistema fosse desligado. O ONS descartou excesso de consumo, uma vez que sábados são dias de menor demanda.

    O órgão informou que terá uma reunião com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) esta semana para debater a falha, antes de divulgar um comunicado oficial sobre o apagão.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Economia

    Colunistas