nsc

publicidade

Música 

Ópera criada por Mozart aos 12 anos será apresentada em Jaraguá do Sul e Florianópolis 

Espetáculo contará com orquestra filarmônica, cantores, atores e bailarinos 

09/10/2019 - 15h45

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Espetáculo "Bastião e Bastiana" recebeu uma adaptação divertida, para agradar todas as idades
Espetáculo "Bastião e Bastiana" recebeu uma adaptação divertida, para agradar todas as idades
(Foto: )

Uma ópera cômica escrita por uma criança é a grande atração de outubro da temporada 2019 da Orquestra Filarmônica SCAR, de Jaraguá do Sul. O detalhe é que a criança autora era Wolfgang Amadeus Mozart, um dos maiores prodígios da história da música.

"Bastien und Bastienne" (Bastião e Bastiana) foi composta em 1768, quando Mozart tinha apenas 12 anos. Ópera cômica de apenas um ato, conta a história de uma jovem camponesa que acredita estar sendo traída por seu amado e precisa da ajuda de um mago meio charlatão para encontrar um final feliz.

— Adaptamos o original francês para o português e procuramos dar ainda mais leveza e graça na montagem das cenas e na direção geral da ópera, mas sem perder o foco na música de Mozart, que até hoje encanta e desafia qualquer orquestra do mundo — explica o Coordenador Artístico da SCAR, André Dos Santos.

Com encenação de Maykon Junkes e Fabrícia Silva e coreografia de Edson Nascimento, a ópera leva ao palco 12 bailarinos do Grupo de Jazz da SCAR, três cantores líricos convidados e dois atores da Escola de Teatro da SCAR.

— Apesar do original não ter sido criado para ser uma obra infantil, fomos em direção a uma apresentação que agrade a toda família, que seja leve, divertida e de qualidade técnica impecável — comenta Junkes.

Pela primeira vez na temporada, a Orquestra Filarmônica terá a regência de um maestro convidado. A responsabilidade ficará a cargo de Pedro Messias, maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém/PA. Envolvido com os ensaios e a apresentação da ópera L’Etoile, de Emmanuel Chabrier no Theatro São Pedro, em São Paulo, André Dos Santos confia na qualidade técnica de Messias e na parceria que os dois mantém há anos na montagem de óperas do FEMUSC.

As duas óperas, realizadas pela SCAR (Sociedade Cultura Artística) em parceria com o FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), são totalmente gratuitas. Os ingressos para a apresentação em Jaraguá do Sul já estão disponíveis na bilheteria da SCAR e os ingressos de Florianópolis podem ser retirados na secretaria do Auditório Garapuvu, na UFSC.

Agende-se:

Bastião e Bastiana (Adaptação de "Bastien und Bastienne", de W.A. Mozart)

Quando: 19 de outubro, sábado, às 19h, no Grande Teatro SCAR, em Jaraguá do Sul

20 de outubro, domingo, às 19h, no Auditório Garapuvu (UFSC), em Florianópolis

Classificação: livre

Ingressos gratuitos

Deixe seu comentário:

publicidade