Dez mandados de prisão, 20 de busca e apreensão e quatro apreensões de adolescentes estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira (21), em Tijucas, na Grande Florianópolis. A Operação Leviatã, realizada pelas polícias civil e militar do município em conjunto com delegacias de outros seis municípios, diz respeito à prática de tráfico de drogas e organização criminosa no bairro Areias.
Continua depois da publicidade
Até o momento, sete pessoas foram presas com mandado de prisão, três adolescentes apreendidos e outras três pessoas foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas de acordo com a Polícia Militar. Os investigados estão sendo conduzidos à delegacia de Itapema.
A investigação, que teve início há quatro meses, identificou que as pessoas envolvidas compõem uma organização criminosa “de âmbito estadual, com estrutura ordenada para o tráfico de drogas” segundo informações da Polícia Civil.
A polícia destacou também a posição de liderança das mulheres, que, de acordo com a Polícia Civil, assumiram o papel no tráfico de drogas de seus companheiros que estão presos, cooptando adolescentes para o crime.
— A organização criminosa agia como um estado paralelo no bairro, colocando terror na comunidade, praticando crimes graves na região, expulsando e ameaçando moradores, realizando atentados com disparo de arma de fogo, crimes patrimoniais e até crimes contra a vida. Os investigados assumiam diversas funções hierarquicamente escalonadas para viabilizar o tráfico de drogas no local e uma de suas líderes, inclusive, pretendia assumir cargos políticos na cidade —, afirmou a Polícia Civil por meio de nota.
Continua depois da publicidade
Ao todo, participam da operação agentes das Delegacias Regionais de Balneário Camboriú, Itajaí, São José, Brusque, Blumenau e Joinville e militares do Batalhão de Balneário Camboriú e região, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Canil Central.
A Operação Levitã é uma continuação da operação Ragnarok realizada em 2016, que, segundo a PM, resultou na condenação de 21 pessoas por envolvimento em organização criminosa.
Leia mais notícias de Tijucas e da Grande Florianópolis