A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (11) a “Operação VAR”, visando combater um esquema de manipulação de resultados na Série B do Campeonato Carioca e lavagem de dinheiro. A investigação, conduzida pela Delegacia do Consumidor (Decon), tem como alvo os clubes Nova Cidade, Belford Roxo, São José, Brasileiro e Duquecaxiense. As informações são do jornal O Globo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A operação cumpre 11 mandados de busca e apreensão em diferentes localidades: Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Vila Valqueire (Zona Oeste do Rio); Duque de Caxias (Baixada Fluminense); e um no estado de São Paulo, com apoio da polícia local.

Um dos principais alvos da operação é Willian Rogatto, preso pela Interpol em Dubai. Conhecido como o “Rei do Rebaixamento”, Rogatto é acusado pelo Ministério Público do Distrito Federal de manipular jogos no Campeonato Brasiliense quando era gestor do Santa Maria (DF).

Continua depois da publicidade

Quem é William Rogatto, alvo da Operação VAR

Veja fotos do depoimento de William Rogatto na CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas

Em suas próprias palavras, Rogatto afirmou ter lucrado cerca de “R$ 300 milhões com manipulações de resultados que culminaram em 42 rebaixamentos”, abrangendo 26 estados brasileiros, o Distrito Federal e nove países, incluindo a Colômbia.

O caso do Santa Maria (DF) acendeu o alerta para o esquema. Rogatto, como gestor do clube, prometeu um time competitivo, mas enfraqueceu o elenco e convenceu jogadores a manipularem resultados. O clube terminou o campeonato na última colocação com apenas três pontos.

A operação busca aprofundar as investigações sobre o esquema de manipulação, coletando provas e informações sobre os envolvidos. A investigação pode levar a denúncias e punições para os responsáveis, incluindo jogadores, dirigentes e o próprio Rogatto.

Continua depois da publicidade

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Destaques do NSC Total