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    Os efeitos negativos dos exageros à frente das telas

    Sedentarismo e insônia são alguns dos problemas provocados pela exposição excessiva às telas. Veja dicas de cuidados para ter uma boa qualidade do sono e bem-estar nesse período

    02/01/2021 - 15h00

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    Por Redação NSC
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    Sedentarismo e insônia são alguns dos problemas da exposição excessiva às telas
    (Foto: )

    Com a pandemia da Covid-19, as telas ganharam destaque na vida de quem precisa trabalhar ou estudar em casa. E também na hora do lazer. Em um ano em que todas as atividades migraram para o mundo virtual, a indústria dos games viu os usuários se multiplicarem e o número de acessos saltar exponencialmente.

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    Agora, no período de férias é preciso ter cautela para que todo o tempo livre não seja ocupado com videogames, alerta a especialista em Educação Física e professora do Colégio Marista Anjo da Guarda, Juliana Speltri:

    – Muito tempo parado na frente do computador pode ser prejudicial, pois o corpo poderá sofrer consequências fisiológicas como: problemas circulatórios, aumento de peso, postura inadequada, dores no corpo e também LER (Lesões por Esforço Repetitivo).

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    Juliana explica que o ideal é fazer pequenas interrupções a cada meia hora ou quarenta minutos e alongar-se, andar pelo espaço que está situado e mexer o corpo. Afinal de contas, o sedentarismo é a maior causa da obesidade e ficar muito tempo parado em frente à tela é uma rotina que está cada dia mais frequente. 

    Os jogos on-line ativam a adrenalina do corpo em uma proporção muito alta, de acordo com Juliana. A adrenalina é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal e responsável pelas sensações de estresse e excitação. 

    – Os jogos que demandam um nível de atenção cada vez maior para vencer as fases, fazem com que o corpo injete mais adrenalina no sangue para dar conta do nível de excitação provocado pela ação do game. Nesse caso, jogar antes de ir dormir, é insônia na certa. Além disso, a ansiedade provocada pelo estímulo também favorece a insônia – aponta a especialista. 

    ESTRESSE, FADIGA E ANSIEDADE 

    Dormir pouco ou dormir mal aumentam os níveis de cortisol e isso faz com que a irritabilidade, depressão, mau humor, obesidade, falta de memória, visão turva, problemas cardíacos como palpitações, ansiedade, fadiga estejam presentes no dia a dia.

    Segundo estudo desenvolvido pela University School of Medicine, de Stanford, nos EUA, o número de horas de sono ideal para cada pessoa varia, de um modo geral, entre sete e nove horas por noite. É no sono profundo que todas as informações que adquirimos durante o dia são armazenadas e assimiladas no cérebro.

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    Por isso, esse momento é tão importante, pois é quando o processo de aprendizagem acontece no organismo. Outro aspecto muito importante é o hormônio do crescimento, o GH. É durante o sono profundo que ele circula no corpo.

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    – Uma noite mal dormida de vez em quando não vai causar grandes problemas, mas passar a noite em claro ou ir dormir tarde por muito tempo, pode causar consequências muito ruins principalmente para a saúde, estudos e tarefas diárias – conclui Juliana.

    DICAS PARA UM BOM SONO 

    Confira alguns cuidados a serem tomados para uma boa qualidade do sono: 

    > Não praticar atividade física até três horas antes de dormir. É importante lembrar movimentar o corpo pode contribuir para a melhora do sono, desde que realizada fora desse período. 

    > Ter horário para dormir e acordar. 

    > Não se alimentar próximo ao horário de dormir. 

    > Ter um ambiente tranquilo, longe de barulho e luz, principalmente de eletrônicos. 

    > Alimentação saudável também é um fator importante para ter uma boa qualidade do sono.

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