Uma ossada encontrada há mais de um ano em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi identificada nessa terça-feira (11) como de Ivonei Pedro Hildebrando, de 40 anos. Um material cirúrgico encontrado ajudou a Polícia Científica (PCI) a chegar à identidade do homem que estava registrado como desaparecido.
Continua depois da publicidade
Conforme a PCI, por meio da unidade de Jaraguá do Sul, a ossada humana foi encontrada em junho do ano passado durante atividade de terraplanagem no Centro do município. Ivonei estava desaparecido desde março de 2023, quando tinha 38 anos, de acordo com registro da Polícia Civil.
Veja fotos
O exame realizado conseguiu determinar a identidade da vítima a partir da presença de um material cirúrgico resultante de uma cirurgia craniana anterior. A ossada foi encontrada sem qualquer documento de identificação, o que impossibilitou, inicialmente, o reconhecimento visual.
Diante disso, o perito da Polícia Científica realizou análise antropológica detalhada, com base em parâmetros morfológicos e médicos, chegando à identificação de Ivonei.
Após a confirmação pericial, foi verificado que o indivíduo constava como desaparecido, conforme registro anterior de autoridades policiais. “A família foi formalmente comunicada e os restos mortais foram devidamente restituídos, encerrando um ciclo de incerteza e permitindo o sepultamento com identificação correta”, afirmou a Polícia Científica.
Continua depois da publicidade
Ainda, o órgão destaca que a antropologia forense é uma área essencial para a resolução de casos em que outros métodos de identificação, como impressões digitais ou reconhecimento visual, não são mais viáveis.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira





