Imagine um mundo em que uma foto vale tanto quanto dinheiro. A situação, que parece hipotética, é a base do movimento Pague com uma Foto, ação que visa estimular estabelecimentos a aceitarem, em dias especiais ou de menor movimento, que seus clientes paguem parte de suas contas compartilhando fotos de seus pratos no Instagram e no Facebook. A ação começou em julho, quando os amigos João Ramos, Guilherme Funchal, Alberto Dal Molin e Karine Legendre pensaram no assunto durante um jantar.

Continua depois da publicidade

– Fomos jantar em um restaurante da Capital, a conta ficou alta e perguntamos se eles aceitariam como forma de pagamento as nossas fotos postadas no Instagram. A partir daí, decidimos investir na ideia e colocar a proposta em prática – conta Alberto

Em três meses, a aceitação foi expressiva. Fotos com a hashtag #paguecomumafoto foram trocadas por sorvetes, cafés, taças de vinho, escovas no cabelo e películas de celular. No Mercado Brasco, no Moinhos de Vento, as fotos “pagavam” um café. A ação durou três dias e teve resultados significativos.

– Foram mais de 150 participantes e tivemos um aumento de 20% nas vendas da nossa cafeteria. Outra coisa que nos chamou a atenção é que as pessoas que vieram por causa da promoção acabaram se tornando novos clientes – conta o proprietário Gabriel Drumond.

Continua depois da publicidade

– A ideia foi tão bem aceita que estamos transformando o movimento em negócio. Dentro de um mês, vamos lançar o nosso aplicativo. Estamos fechando parcerias com diversos estabelecimentos da Capital e de cidades do Rio Grande do Sul. Queremos espalhar a idéia por todo o Brasil – explica Alberto.

O app vai funcionar por geolocalização, mostrando os estabelecimentos e ofertas mais próximas dos usuários, além de ser ligado com o Instagram para possibilitar a postagem da foto de forma direta.

– A idéia é não ter a obrigatoriedade da compra. A pessoa tira foto e ganha o benefício, seja um produto ou serviço.

Continua depois da publicidade

Enquanto o aplicativo não é lançado, você pode acompanhar as promoções e estabelecimentos participantes na página do Facebook do projeto.

Destaques do NSC Total