O termômetro marcava 34 °C, mas embaixo do telhado de zinco onde a fila por vagas no Cedup se formava, a sensação térmica devia beirar os 40 °C. Tranquilamente.

Continua depois da publicidade

Se por um lado a sombra predominava, por outro o clima abafado que pais e filhos enfrentavam mostrava que para entrar em uma das mais badaladas unidades de ensino público de Blumenau uma boa pitada de resistência é um pré-requisito.

Que o diga o casal Fred e Gorete Wagner, que chegou por volta das 13h30min desta quarta-feira. Com a senha 188 em mãos, eles escolheram enfrentar o dia de calor para garantir o estudo de qualidade para a filha, Ana Lara, de 15 anos.

– Estudei aqui há 13 anos e sei o quanto vale a pena – argumenta o pai.

– Pelos filhos a gente faz qualquer coisa, até enfrentar um dia inteiro na fila – complementa a mãe.

Continua depois da publicidade

Para passar o tempo, o casal diz que vai colocar a conversa em dia e tomar um chimarrão durante a noite para ficar acordado. Tudo para que na manhã desta quinta-feira estejam prontos e aptos para conseguir uma das vagas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) em Administração para a filha.

– Tenho um jogo de dominó no carro, qualquer coisa eu pego para ajudar a gente a passar o tempo – finaliza Fred, que se disse surpreso com o tamanho da fila.

Todo esforço dos pais é por uma das 330 vagas colocadas à disposição no Emiep em 2017. Teve quem chegou cedo, antes das 5h da manhã, e outros que optaram por vir um pouco mais tarde, como foi o caso de Marinês Fernandes:

– Meu filho quer fazer Administração ou Informática e para garantir isso a gente tem que enfrentar esse calor. Fazer o quê?

Continua depois da publicidade

Próprios pais organizaram

a distribuição de senhas

Para garantir harmonia, organização e evitar confusões na fila, os próprios pais organizaram a distribuição de senha às famílias que foram chegando. A cada duas horas uma chamada é feita para garantir que ninguém deixe o local. A ideia é de que às 23h todos sejam liberados para retornar ao Cedup por volta de 5h da manhã de sexta-feira na organização para a fila das matrículas.

Na avaliação do diretor-geral do Cedup Hermann Hering, Osvaldo da Silva Sobrinho, a credibilidade da unidade de ensino faz com que a procura seja intensa nos dias de matrícula para o ensino médio integral.

– Tem pais que vêm de lugares distantes e querem colocar seus filhos aqui porque sabem que oferecemos educação de qualidade. Por isso a procura acaba sendo intensa. Hoje, felizmente, nossa escola é uma referência na região – avalia o diretor.

As matrículas ocorrem nesta quinta e sexta-feira, das 8h às 21h.

AS VAGAS:

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep)

? Administração – 165 vagas

? Informática – 99 vagas

? Mecânica – 66 vagas

Técnicos Pós-Médio

? Administração – 70 vagas

? Análises Clínicas – 70 vagas

? Contabilidade – 70 vagas

? Edificações – 70 vagas

? Eletrônica – 70 vagas

? Eletrotécnica – 70 vagas

? Informática – 70 vagas

? Manutenção e Suporte em Informática – 70 vagas

? Mecânica – 70 vagas

? Mecatrônica – 70 vagas

? Segurança do Trabalho – 70 vagas

Destaques do NSC Total