Alerta
O número de focos do mosquito Aedes aegypti em Blumenau aumentou 134% neste ano em comparação a 2014. No ano passado foram encontrados 23 e em 2015 já são 54. As informações são da gerente de Combate à Dengue da Secretaria Municipal de Saúde, Eliandra Casani.
Mesmo com o aumento considerável de focos, Blumenau ainda está livre da dengue transmitida dentro da cidade, assim como da febre chikungunya e do zika vírus. Os 18 casos de dengue diagnosticados neste ano foram importados de outras regiões do país.
Eliandra diz ainda que a maior parte dos focos encontrados está em transportadoras. Todos são monitorados pelos agentes. Além disso, Blumenau tem 1.192 armadilhas espalhadas.
Prevenção deve continuar
Mesmo sem as mazelas que o Aedes aegypti pode oferecer, o blumenauense deve apertar o cerco ao inseto. Perduram as recomendações de acabar com acúmulos de água limpa e parada nas casas. No verão, que se aproxima e promete ser chuvoso e quente, o cuidado deve ser dobrado na limpeza de calhas e na água que fica em piscinas plásticas. Denúncias podem e devem ser feitas pelo telefone 3381-7770.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: