Enfim temos rotas cervejeiras para chamar de nossas. Perdi a conta de quantas vezes escrevi sobre a oportunidade que estávamos perdendo ao deixar de aproveitar o potencial turístico que acompanha o mercado da cerveja artesanal.
Continua depois da publicidade
Ontem, finalmente, vi um grupo de entidades e de empresas dispostas a apostar no que eles passam a chamar de Vale da Cerveja. O projeto começa com cinco roteiros turísticos que serão oferecidos por agências receptivas a partir da próxima quarta-feira, quando começa o Festival Brasileiro da Cerveja.
Sete das 16 cervejarias da região já fazem parte dos roteiros e outras entrarão ao longo do ano. Além das fábricas e bares das fábricas, os roteiros incluem gastronomia, lazer e visitação a empresas ligadas ao mercado cervejeiro.
A iniciativa tem apoio de todo o setor turístico e quem lida com o turista na região será capacitado para falar com propriedade sobre o Vale da Cerveja e seus roteiros.
Importante essa soma de esforços em torno da iniciativa. O poder público entra como apoiador, mas quem está à frente do projeto são empresas e entidades que representam as cervejarias, hotéis, restaurantes e o comércio.
Continua depois da publicidade
O mais importante agora é manter viva a iniciativa e ter em mente que a concorrência mudou. Até então, uma cervejaria disputava mercado com outras. Agora a região vai passar, oficialmente, a disputar turistas com outras regiões do país.
O gaúcho Vale dos Vinhedos, por exemplo, tem mais de 20 anos de experiência. Com organização e vontade, disputaremos em pouco tempo de igual para igual.
Museu da Cerveja
Com o lançamento do projeto é mais do que necessária uma repaginada geral no Museu da Cerveja de Blumenau (foto abaixo). Insisto na ideia de que o espaço deveria ser repassado à iniciativa privada.
Sugeri, anos atrás, que as cervejarias da cidade controlassem a atração, mas agora vejo que o mesmo grupo que criou os roteiros pode, perfeitamente, se ocupar de melhor equipar o museu mais visitado da cidade.
Continua depois da publicidade
Em paralelo, bem que podiam fazer com que a Secretaria de Turismo desista da ideia de levar o museu para a Vila Itoupava. Em time que está ganhando não se mexe.