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    Para uma boa saúde mental, Figueirense faz cartilha para seus funcionários

    Ideia surgiu para ajudar as pessoas neste período de isolamento

    24/03/2020 - 13h37 - Atualizada em: 24/03/2020 - 13h38

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    Janniter
    Por Janniter de Cordes
    Psicóloga do clube foi a responsável por fazer a cartilha para os funcionários
    Psicóloga do clube foi a responsável por fazer a cartilha para os funcionários
    (Foto: )

    Com a suspensão das atividades no Figueirense por conta da determinação das autoridades de saúde do estado de Santa Catarina, por causa do coronavírus, todos os funcionários de todas as áreas do clube, estão em casa. Por conta disso, o Figueirense se preocupou com este momento de isolamento das pessoas e enviou uma cartilha com orientações para manter a mente saudável durante a quarentena.

    Em página especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    Para dar mais tranquilidade aos profissionais, a cartilha foi feita pela psicóloga do clube, Josielly Pinheiro Westphal. E por se tratar um momento ímpar, o clube resolveu tornar pública a cartilha para tentar contribuir na luta contra a Covid-19. Estas orientações estão disponíveis no site do clube.

    De acordo com a cartilha, as pessoas tem que estar atentas as suas emoções, até pelo fato da incerteza do que vem nos próximos dias. Se a pessoa encontrar dificuldades para lidar com a situação, deve pedir ajuda as pessoas que estão próximas.

    A cartilha ainda alerta sobre a rotina das pessoas. Como o pedido é para ficar em casa neste momento, a psicóloga coloca que é necessário ter uma rotina estabelecida, mesmo com as dificuldades, organizando a rotina alimentar e também se policiando com o tempo nas redes sociais.

    A informação correta neste momento é outra preocupação de Josielly. Na cartilha, a psicóloga coloca que o mundo vive um momento de “infodemia”, que é um excesso de informações referente à Covid-19. Por conta disso, ela deixa claro que os funcionários devem selecionar as informações que vão absorver e compartilhar.

    Veja as orientações na cartilha repassada aos funcionários do Figueirense

    Esteja atento às suas emoções

    Em momentos de insegurança e incerteza, onde pouco ou nada sabemos sobre o que nos aguarda nos próximos dias, é comum a oscilação de humor e o aparecimento de sinais de ansiedade. Procure identificar a natureza das suas emoções e a intensidade das mesmas. Caso considere que seus recursos internos estão insuficientes para lidar com a situação, peça ajuda às pessoas que estão com você ou procure auxílio profissional.

    Estabeleça uma rotina

    Praticamente tudo ao nosso redor fugiu do nosso controle, mas é importante que nosso cérebro mantenha algum tipo de constância nas atividades. De preferência, estabeleça horários no seu dia, organize sua rotina alimentar e coloque limite no tempo que vai gastar com redes sociais.

    Filtre as informações que absorve

    Juntamente com a pandemia, vivemos a “infodemia”, que é um excesso de informações referentes ao Covid-19. Selecione as informações que você irá absorver, bem como as que irá compartilhar.

    Fortaleça seus vínculos

    Momentos de crise são ótimas oportunidades para compreendermos e valorizarmos a importância das pessoas que nos cercam. Aproveite a oportunidade para conhecer melhor as pessoas que vivem com você. Utilize as redes sociais para continuar mantendo contato com as pessoas que você ama, mas que nesse momento, estão longe. Isolamento social não é isolamento emocional, você pode e deve continuar conversando com as pessoas.

    Faça uma pausa no seu dia

    Tire um tempo para meditar, relaxar, orar (independentemente de sua crença) e conectar-se com as suas emoções e sentimentos. Lembre-se que seu cérebro não diferencia o que está acontecendo na realidade daquilo que você está só imaginando ou prevendo. Então, alimente-o com bons pensamentos e informações. Evite os pensamentos negativos e catastróficos, eles não irão solucionar nada, muito pelo contrário.

    Cultive bons hábitos

    Você terá mais tempo disponível, aproveite para desenvolver um hábito ou tirar um projeto do papel. Ter menos tempo ocioso ajudará você a manter a sua saúde mental.

    Escreva um diário da gratidão

    Ainda que estejamos vivendo tempos difíceis, todos temos muitos motivos para sermos gratos. Faça uma lista diária daquilo que você deseja agradecer e leia quando estiver sentindo-se triste e sem esperança.

    Mantenha a esperança

    É um período difícil, mas perder a fé não o tornará mais fácil. Mantenha a sua espiritualidade, ouça canções inspiradoras, leia livros sobre superação de momentos de crise, assista filmes e séries que reacendam a sua fé.

    Faça o melhor que você pode, com os recursos que você tem

    Evite cobranças em excesso e não descuide da sua saúde. Agora, mais do que nunca, você precisa ter bons hábitos.

    Por fim, não se sinta sozinho, a luta é de todos nós.

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