Com área de 37.435 m², o Parque da Luz está localizado integralmente na zona urbana central da Florianópolis, mais precisamente nos altos da Rua Felipe Schmidt. Por se situar na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, principal cartão postal da Capital, o parque possui um mirante de onde é possível avistar o monumento histórico, bem como a orla urbana marítima de Florianópolis. Por isso, quem visita Florianópolis não pode deixar a cidade sem dar um pulinho no Parque da Luz.

Continua depois da publicidade

O Parque da Luz conta com área de lazer, campo de futebol, esculturas, parque infantil, relógio de sol, quiosque, ciclovia, passeio para pedestres, academia de ginástica ao ar livre, viveiro para árvores frutíferas, bancos, mesas, mesas para jogos de dominó e cartas, entre outras atrações.

A flora do local é constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica e várias flores (Foto: PMF/Divulgação)

A flora do local é constituída por árvores remanescentes de Mata Atlântica e várias flores, como Helicônias, Flor do Maracujá, Hibiscos, entre outras, além de áreas gramadas. Muitas das árvores são espécies frutíferas, como pitangueiras e jabuticabeiras. Destaca-se ainda a coleção de embaúbas no centro do parque, árvore que foi estudada pelo botânico Fritz Müller.

Além disso, a fauna do local é uma atração à parte. Vários pássaros visitam o parque, algumas espécies variam ao longo das estações do ano e outras são visitantes quase permanentes do local. Vale lembrar que o Parque da Luz, ao contrário de outros parques da cidade, é pet friendly, ou seja, os visitantes podem passear com seus animais de estimação por lá.

Gestão compartilhada entre Poder Público e sociedade

A gestão compartilhada do parque, que é realizada entre Poder Público, associação de moradores, com apoio do restante da comunidade, é um dos pontos altos do espaço. Dessa forma, a Associação dos Amigos do Parque da Luz faz a gestão do local juntamente com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM). A associação é uma organização não governamental, criada em 1997, com o objetivo de salvaguardar e preservar esta área de grande valor histórico e paisagístico.

Continua depois da publicidade

Importância das áreas verdes na Capital

O contato da comunidade com áreas verdes é de fundamental importância e a Prefeitura de Florianópolis promove ações em fomento a isso. Já foram realizados inúmeros encontros artísticos musicais, moções científicas e políticas, até que o Parque da Luz fosse compreendido e assimilado pela cultura urbana como espaço vital. Hoje, o local já é visto como indispensável para as atuais e futuras gerações. Destaca-se ainda que, segundo a legislação municipal, o local é definido como área verde e como parque. 

O parque possui um mirante de onde é possível avistar a Ponte Hercílio Luz (Foto: PMF/Divulgação)

Acesse o canal Florianópolis, uma cidade para todos, no NSC Total e saiba mais.

Leia também

Restaurante Popular de Florianópolis promove oficinas gratuitas ao público

Florianópolis é líder no sul do país quando o assunto é cidade inteligente e conectada

Mais da metade dos espaços públicos de Florianópolis receberam melhorias no último ano