Araucárias com idade estimada em mais de quinhentos anos e que necessitam de quatro pessoas para abraçar seu tronco são as principais atrações do Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos, no Oeste, criado em 2003, mas que somente a partir deste mês está aberto para visitação pública.

Continua depois da publicidade

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) assinou um convênio de dois anos no valor de R$ 600 mil com o grupo Grimpeiros, organização social responsável por gerir o parque.

Na chegada há um centro de visitação onde é relatada a história do parque, que de 1979 a 2000 era uma madeireira, até que uma lei proibiu o corte da espécie. A área foi doada posteriormente para o Estado como uma compensação ambiental na construção da hidrelétrica de Quebra-Queixo, no Rio Chapecó.

Um dos guias, Juares Câmera, chegou ao parque em 1979, com o pai, que era gerente da madeireira e não deixou mais o local.

_ Antes eu era explorador, agora estou compensando _ diz. ]

Continua depois da publicidade

MAIS DE 500 ESPÉCIES DE PLANTAS E ANIMAIS 

Ele estima que havia 12 mil araucárias na época. Destas, restam cerca de 3,6 mil. A maior tem 6 metros de circunferência e 40 metros de altura. Há outras 153 espécies vegetais, como angico, cedro, grápia e canela. E 371 espécies de animais, entre elas a gralha azul, o macaco prego e a onça parda.

Durante a trilha, é possível observar os riscos da garra da onça deixados no tronco de uma bracatinga. Juares conta que viu somente quatro vezes a espécie. Numa delas ficou a dez metros do felino. Mas, como tem bastante tatu para se alimentar, o carnívoro deixou Juares de lado.

Outro risco da trilha são as cobras. Na quinta-feira, quando a reportagem do DC e da RBS TV de Chapecó fez o trajeto, o presidente do Grimpeiros, Anacleto Milani, avistou uma jararaca. Juares mostrou que tem uma relação simbiótica com a floresta ao cortar uma taquara e suspender a cobra, deixando-a numa distância segura e inofensiva.

Há duas trilhas para os visitantes, a trilha do mirante tem 1,1 mil metros e a trilha das cachoeiras, com quedas no rio Araçá, tem 2,1 mil metros. O que não se viu foi pinhão, pois há três anos o frio é insuficiente para a que o fruto se desenvolva. Por isso, a preservação da floresta ganha ainda mais importância, pois tem várias espécies ameaçadas de extinção.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO

Parque Estadual das Araucárias

Onde: Vila Milani, em São Domingos, a 100 quilômetros de Chapecó

Entrada:gratuita

Funcionamento: De quarta a domingo, das 9h às 17h

Telefone de contato: 49-9132-4669