A cada dois segundos, uma gota escorre pelas rochas. Deslizando, bate na folha amarelada até chegar à pequena poça formada entre as pedras. Cercados por canelas-pretas, samambaias e araçás, os primeiros pingos do Ribeirão Garcia começam a descer por um leito de 50 centímetros de largura, embalados pelo canto das aves que se alternam entre uma árvore e outra.

Continua depois da publicidade

Passados 150 metros da nascente do ribeirão que abastece nove bairros de Blumenau, as pequenas gotas se somam aos primeiros afluentes, transformando-se na correnteza capaz de encher uma garrafa de 500 ml de água em apenas cinco segundos.

Em meio à floresta virgem, jamais desmatada pelo homem, na propriedade da Fazenda Santa Rita, em Indaial, a beleza da Mata Atlântica do Parque Nacional Serra do Itajaí se evidencia diante dos olhos, expondo a área de 57 mil hectares – maior que o território de Blumenau – decretada unidade de conservação desde o dia 4 de junho de 2004.

>>> Clique aqui para ver a galeria de fotos <<<

Continua depois da publicidade

Abrangendo nove municípios do Vale do Itajaí , a área esconde belezas naturais pouco conhecidas pelas 473 mil pessoas que moram nas cidades onde o parque está inserido. Exemplo disso são as nascentes dos ribeirões Garcia e Warnow e do Rio Encano, situadas em Indaial.

Próximo a elas, o Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina encontrou o ponto mais preservado do Estado dentre os 550 levantados pelos estudos. Nesta área, as pesquisas registraram aproximadamente 180 espécies botânicas somente em um espaço de dois hectares.

Conheça o parque

>>> Leia mais na edição de fim de semana do Santa <<<

Assista ao vídeo da matéria: