As pessoas que estiveram em eventos de grande concentração de público, como a Festa das Flores e as provas do Enem, precisam procurar as unidades de saúde mais próximas para verificar a situação vacinal contra o sarampo em Joinville.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria da Saúde, a medida é emergencial porque há casos suspeitos registrados por pessoas que estiveram nos seguintes eventos:

9/11 (Sábado) – Festa Adore

10/11 (domingo) – Prova do Enem realizada nas universidades

12/11 (terça-feira) – Sessões de cinema da cidade

Continua depois da publicidade

14/11 (quinta-feira) – Festa do Mandela

16/11 (Sábado) – Festa das Flores

A Secretaria alerta que a mobilização para que as pessoas procurem as unidades é fundamental para ampliar o bloqueio vacinal e evitar a expansão da doença. Uma pessoa vacinada evita que outras 12 sejam contaminadas.

Joinville está em surto de sarampo. Até o momento foram confirmados 43 casos da doença. Outros 24 casos suspeitos estão sendo investigados.

Para que seja avaliada a situação vacinal, é necessário levar a Carteira de Vacinação. Caso não tiver, o cidadão vai receber as vacinas que estão em falta.

Orientação é se vacinar

A principal orientação para garantir a prevenção é procurar uma das 55 Unidades Básicas de Saúde de Joinville abertas durante a semana e tiras as dúvidas se precisa ou não da vacina. A prioridade são pessoas com idade entre 6 meses até 49 anos. Acima de 49 anos, pessoas que tiverem contato com casos de sarampo ou com suspeita da doença também devem verificar a situação vacinal junto às unidades.

Continua depois da publicidade

Evite ambientes fechados

Para quem não foi ainda até uma unidade de saúde para verificar sua situação vacinal, deve evitar ambientes fechados, com aglomero de pessoas. A transmissão acontece pelo ar, a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Atendimentos finais de semana

Nos finais de semana, até o dia 1º de dezembro, também está disponível uma sala de vacinação no Shopping Cidade das Flores, das 14 às 21 horas.

A UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, 555, que, além do atendimento diário até as 21 horas, também oferece atendimento nos sábados e domingos, das 9 às 18 horas.

Dia D de vacinação contra o sarampo

No dia 30 de novembro, sábado, Dia D de vacinação contra o sarampo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Joinville estarão abertas das 8 às 16 horas. Todas as pessoas dos 6 meses aos 49 anos que ainda não verificaram sua situação vacinal devem comparecer a uma unidade de saúde munidas da Carteira de Vacinação para se certificar da necessidade de imunização.

Continua depois da publicidade

​​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Destaques do NSC Total