Os presidentes do PMDB e do DEM de Criciúma entram com recurso na Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) para aumentar a quantidade de programas de TV para a nova eleição no município, que será realizada no dia 3 de março.

Continua depois da publicidade

A propaganda eleitoral será veiculada entre os dias 7 e 28 de fevereiro e, de acordo com a Justiça Eleitoral, os programas vão ao ar às segundas, quartas e sexta-feiras. A divisão oficial do tempo entre as coligações foi anunciada na última quinta-feira. Por essas regras, serão exibidos nove programas eleitorais. Mas para os candidatos do PMDB, Ronaldo Benedet, e do DEM, Américo Faria, esse tempo é insuficiente para que os eleitores conheçam as propostas para a cidade.

O requerimento com pedido para que os programas sejam veiculados de segunda à sexta-feira foi protocolado pelo advogado Ivo Carminati, que representa a coligação Criciúma Pode Mais, encabeçada pelo PMDB, e direcionado ao presidente do TRE-SC, desembargador Luiz Cézar Medeiros.

Um dos argumentos de Carminati é que essa quantidade de programas fere a igualdade democrática porque um dos adversários de Benedet, Márcio Búrigo (PP), participou da eleição de outubro de 2012 – foi candidato a vice de Clésio Salvaro (PSDB).

Continua depois da publicidade

Para Búrigo, como essa eleição terá menos tempo que a anterior – em 2012 foram três meses de campanha e agora será apenas um mês -, não há tempo hábil para produzir programas inéditos de qualidade para serem veiculados cinco vezes por semana. Além disso, o candidato reclama que já montou sua equipe de forma a gravar três por semana.

– Adequamos nossa sistemática de produção de acordo com a resolução que determinava que seria em dias alternados. Qualquer mudança de jogo agora fere o princípio democrático baixado lá atrás – diz.

Búrigo e Faria já começaram a gravação de seus programas. Enquanto o pepista vai mostrar as obras feitas no governo que participou nos últimos quatro anos, como vice de Salvaro, o candidato do DEM promete apresentar projetos para o futuro da cidade.

Continua depois da publicidade

Benedet começa a gravar nesta semana. O peemedebista contratou o marqueteiro Chico Santa Rita, conhecido nacionalmente, para pilotar sua campanha.

A candidata do PSTU, Cintia dos Santos, diz que também não vê necessidade em aumentar a quantidade de programas. Cintia reúne-se hoje com a equipe da campanha para discutir as gravações de TV.

Os candidatos Fábio Brezola (PT) e Rodrigo Maciel (PCB) foram procurados pela reportagem para falar sobre o recurso para aumentar a quantidade de programas eleitorais, mas não atenderam às ligações por celular.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total