Dezessete integrantes de uma organização criminosa que atuavam na região central de Florianópolis foram condenados a penas que somam mais de 192 anos de prisão. A decisão, da Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital, foi divulgada pelo Tribunal de Justiça (TJ-SC) nesta sexta-feira (6). Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Continua depois da publicidade

São atribuídos ao grupo crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de armas de fogo, além de corrupção de menores. Conforme o TJ-SC, dois dos réus poderão recorrer em liberdade, enquanto outros 15 terão que cumprir a pena imposta em regime fechado.

A decisão detalha os elementos apurados na investigação em mais de 200 páginas. Segundo os autos do processo, a polícia voltou as atenções para o grupo em 2017, em razão do aumento dos crimes de tráfico e outros relacionados na comunidade eles atuavam.

Em sua sentença, o juiz Elleston Lissandro Canali destacou que a atuação dos réus ocorria de forma estruturalmente ordenada, com divisão de tarefas e emprego de armas de fogo nas ações. O grupo se dividia entre lideranças, gerentes, membros responsáveis pela venda de drogas e olheiros.

Material bélico, drogas e grande quantidade de dinheiro foram apreendidos nos cumprimentos dos mandados de prisão e de busca e apreensão.

Continua depois da publicidade

Ao fundamentar a sentença, o juiz da Vara Criminal da Região Metropolitana classificou a organização como de elevada periculosidade e destacou que os integrantes costumavam agir com violência.

Destaques do NSC Total