nsc
santa

publicidade

Prefeitura de Blumenau Apresenta

Pensando no futuro, prefeitura de Blumenau investe na ampliação do sistema de água do município

Com conclusão prevista para 2020, obras pretendem garantir a regularidade do sistema até 2045

03/12/2019 - 14h46 - Atualizada em: 12/12/2019 - 16h44

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Com a expansão, a rede deve chegar a 73,6 quilômetros de extensão em toda a cidade
Com a expansão, a rede deve chegar a 73,6 quilômetros de extensão em toda a cidade
(Foto: )

"A água potável limpa, segura e adequada é vital para a sobrevivência de todos os organismos vivos e para o funcionamento dos ecossistemas, comunidades e economias.". O trecho faz parte da Declaração da ONU Água. De acordo com as Nações Unidas, no relatório sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, a demanda de água deverá aumentar significativamente nas próximas décadas.

Seja pela importância vital deste recurso, seja pelo caráter finito das reservas ainda existentes, os cuidados com o uso da água são um dever de todos, principalmente no Brasil, onde se concentram cerca de 12% de toda a água doce do mundo. Dentre esses cuidados estão o consumo consciente nas nossas casas e o compromisso do poder público na distribuição e na gestão correta da água.

Garantia de futuro

Com os objetivos de assegurar a gestão adequada desse recurso tão importante e de ampliar a capacidade de armazenamento de água do município, a prefeitura de Blumenau anunciou o investimento de mais de R$ 50 milhões em obras de expansão de rede, estação de tratamento e efluentes.

Com a expansão, a rede deve chegar a 73,6 quilômetros de extensão em toda a cidade, ampliando a velocidade e a quantidade de água e proporcionando um abastecimento mais eficiente. Até 2020 deve ser concluída a substituição de hidrômetros e a ampliação do número de containeres que, nos próximos meses, devem ser instalados nos bairros Fortaleza e Velha, beneficiando cerca de 50 mil moradores.

Por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), a prefeitura pretende promover também na sustentabilidade social. Duas leis aprovadas recentemente, a nº 8.774 e a nº 8.783. A primeira autoriza a autarquia a arrecadar doações na fatura dos usuários para o custeio de políticas públicas como contribuição espontânea. Já a segunda vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social com a doação de caixas d’água.

Questão de segurança para o município

O trabalho da prefeitura, por meio do Samae, busca colocar Blumenau em uma situação mais segura. Isso por que a ampliação da capacidade de armazenamento de água em 43% deve assegurar aos blumenauenses a regularidade do sistema pelo menos até 2045.

Para a Samae, a Prefeitura e toda a equipe se empenha diariamente para fomentar a mudança e gerenciar cada vez melhor os nossos recursos. Precisamos inspirar escolhas mais inteligentes em produção e consumo, aumentando a conscientização, conduzindo o gerenciamento dos recursos naturais e fazendo investimentos necessários rumo ao desenvolvimento da nossa cidade.

Vale lembrar que, recentemente, o Estado passou por um longo período de estiagem. A falta de chuva exigiu o racionamento em várias cidades. Em muitos pontos, inclusive, houve falta de água. Por isso, apesar dos esforços do poder público, é importante que cada um faça a sua parte no uso correto deste recurso para que o aumento da vazão não resulte em mais desperdício.

Confira mais informações no canal da prefeitura de Blumenau

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade