Raimundo Colombo (PSD) mantém a lideranças isolada e venceria a disputa pelo governo do Estado em primeiro turno se as eleições fossem hoje, enquanto Paulo Bauer (PSDB) abre vantagem sobre Claudio Vignatti (PT) na segunda posição.
Continua depois da publicidade
Este é o cenário apresentado pela segunda pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS após a confirmação das candidatura – a primeira realizada após o início do horário eleitoral gratuito.
De acordo com o instituto, o governador Raimundo Colombo, candidato à reeleição, teria 43% das intenções de voto, três pontos a mais do que na pesquisa anterior. O senador Paulo Bauer chegou a 19% – nove pontos a mais do que em julho, sendo o único que teve variação acima da margem de erro de três pontos percentuais. O ex-deputado federal Claudio Vignatti (PT) oscilou um ponto para cima em relação à pesquisa anterior, chegando a 7%.
Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Janaína Deitos (PPL) somaram 1% cada. Elpídio Neves (PRP) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram 1%.
Os votos brancos e nulos somaram 10%, uma diminuição de cinco pontos em relação à pesquisa anterior. Os eleitores indecisos alcançaram 17%, um ponto a menos em relação a julho.
Continua depois da publicidade
O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os candidatos Raimundo Colombo e Paulo Bauer – os únicos que tiveram índices acima de 10% na pesquisa anterior. Nesse cenário, Colombo seria reeleito governador com 46% contra 24% de Bauer. Os brancos e nulos ficaram em 11%, enquanto 18% não souberam responder.
A pesquisa encomendada pelo Grupo RBS e realizada pelo Ibope foi feita entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 pessoas em 45 municípios do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SC-00022/2014.