nsc
santa

Vacinação

Pessoas com comorbidades com mais de 35 anos podem agendar vacinação contra Covid-19 em Blumenau

É necessário levar uma declaração médica para comprovar a comorbidade

14/05/2021 - 12h31 - Atualizada em: 14/05/2021 - 12h41

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Vacinação contra o coronavírus ocorre no setor 1 da Vila Germânica
Vacinação contra o coronavírus ocorre no setor 1 da Vila Germânica
(Foto: )

O agendamento para vacinação contra a Covid-19 está aberto em Blumenau para pessoas com comorbidades (veja a lista de doenças abaixo) e deficiências a partir dos 35 anos. As novas vagas foram disponibilizadas às 13h desta sexta-feira (14). 

Os grupos que podem marcar a imunização são pessoas a partir dos 35 anos com comorbidades e deficiência permanente, idosos de 60 anos ou mais e pessoas acima dos 18 anos com Síndrome de Down, transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea ou com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

> Acesse para receber notícias de Blumenau e região por WhatsApp

São 1,8 mil vagas disponíveis para esses grupos, para vacinação ainda nesta sexta-feira, no Parque Vila Germânica. Para ser vacinado contra o coronavírus é preciso agendar um horário através do site da prefeitura ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento até as 22h.

Depois de receber a primeira dose do imunizante, ao final do atendimento o sistema agenda automaticamente o retorno para que a pessoa receba a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Declaração Médica

A prefeitura está disponibilizando um modelo de declaração médica para que pessoas com comorbidades possam comprovar a condição pré-existente da patologia e consigam receber a vacina contra o Coronavírus. O documento deve ser preenchido e assinado pelo profissional médico atestando com exatidão a comorbidade do paciente.

O objetivo é dar agilidade ao atendimento, já que muitos usuários estão apresentando declarações que “autorizam aplicação da vacina”, mas sem a indicação da patologia, exigida na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, pelo Ministério da Saúde.

Acesso à Vila Germânica

A orientação é para que os usuários cheguem com até 15 minutos de antecedência ao Parque Vila Germânica para apresentar a documentação comprobatória junto com o documento de identidade e carteira de vacinação. Não é necessário chegar com mais antecedência para evitar aglomerações.

Os usuários podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Comorbidades

Confira a seguir, às doenças, síndromes e condições consideradas pelo Ministério da Saúde como comorbidade:

- doenças causadoras de imunossupressão: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Cushing, espondilite anquilosante e outras;

- doenças cardiovasculares: arritmia cardíaca, cardiopatia hipertensiva, insuficiência cardíaca, cardiopatia congênita;

- doenças pulmonares: fibrose cística, hipertensão pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema, asma;

- síndromes coronarianas: angina instável, infarto agudo do miocárdio;

- valvulopatias: aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide;

- miocardiopatias e pericardiopatias: doenças que atingem o miocárdio e o pericárdio;

- doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

- próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

- diabetes mellitus;

- hipertensão arterial;

- doenças cerebrovasculares: acidente vascular cerebral;

- doença renal crônica;

- transplantados;

- HIV;

- doenças reumáticas;

- câncer;

- anemia falciforme e talassemia maior;

- cirrose hepática;

- obesidade mórbida.

Colunistas