nsc
dc

publicidade

Qualirede apresenta 

Pessoas em primeiro lugar: do que são feitas as melhores empresas para se trabalhar 

Na lista do GPTW (Great Place to Work), Qualirede é referência quando o assunto é gestão de pessoas, clima organizacional, promoção da diversidade, atração e retenção de talentos 

06/12/2019 - 08h41 - Atualizada em: 06/12/2019 - 14h49

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Pessoas em primeiro lugar: do que são feitas as melhores empresas para se trabalhar
(Foto: )

O que faz de uma empresa um bom lugar para se trabalhar? Nos últimos anos, as empresas que querem se destacar nos seus segmentos de atuação precisaram passar a dar atenção para ações internas que afetam o bem-estar dos colaboradores. Afinal, uma empresa só pode ser bem-sucedida quando o trabalho diário de quem faz parte dela está plenamente alinhado com os princípios e objetivos da organização.

Buscando aumentar os níveis de rendimento, engajamento e retenção dos colaboradores, muitas empresas passaram, recentemente, a implementar ações de endomarketing e de gestão de pessoas. O objetivo é não só melhorar os níveis de satisfação do quadro de colaboradores, mas também criar uma cultura organizacional agradável e se tornar, de fato, um lugar onde as pessoas gostam de trabalhar.

Ainda que para muitas empresas esse pensamento seja novidade, para outras, essa consciência está entranhada no DNA. É o caso da Qualirede, catarinense que, entre as empresas de médio porte, acaba de conquistar o sexto lugar no ranking Great Place to Work, que classifica as organizações com o mais alto nível de satisfação dos colaboradores. O reconhecimento é baseado em uma pesquisa feita com os colaboradores da empresa e em uma avaliação das políticas de gestão de pessoas.

— Para nós, receber o GPTW é um reconhecimento. Mas eu digo que é um reconhecimento externo do que sempre vivenciamos aqui dentro. É algo que nos faz ver que o que temos aqui não é comum, então damos mais valor às nossas ações. Também é um reconhecimento que nos faz querer mais e estimula a buscar um reconhecimento em âmbito nacional — diz Cláudia Conserva, Diretora de Gestão de Pessoas.

Onde as pessoas estão em foco

A Qualirede se orgulha dos seus altos níveis de engajamento e retenção de colaboradores. E a fórmula desse sucesso não é nada misteriosa: o foco do trabalho de todos na empresa está no bem-estar das pessoas – tanto das que trabalham nela quanto dos clientes que por ela são atendidos. Colocar as pessoas em primeiro lugar é o principal valor da empresa e isso resulta em um ambiente de trabalho em que o respeito é protagonista das relações e em que o valor das pessoas vem em primeiro lugar.

— Na Qualirede temos um respeito muito grande pelas pessoas. O valor delas vem em primeiro lugar e isso é muito vivenciado e muito preservado por todos. Isso faz com que as pessoas adotem essa conduta e transmitam esse respeito em todas as suas relações — orgulha-se Cláudia.

Além de estimular um bom relacionamento interpessoal entre os colaboradores, a cultura do respeito e do cuidar também garante que a diversidade de perfis seja abraçada por todos:

— Não fazemos distinção, esse é nosso grande cerne. As pessoas são tratadas de forma justa, independentemente de cor, credo, gênero. Olhamos para o trabalho, para o envolvimento da pessoa e é isso que importa: o comprometimento. E vemos que essa postura faz com que as pessoas vivam essa cultura e a incorporem no dia a dia, o que também aumenta o engajamento com suas entregas — acrescenta Cláudia.

Concorre ao auxílio educação e ainda ganha comemoração de formatura
Estímulo à educação continuada é tradição da Qualirede
(Foto: )

Espaço para crescer

Um dos principais causadores da falta de motivação no trabalho é a falta de perspectiva de crescimento na empresa — tanto em termos de cargo quanto de conhecimento e amadurecimento profissional. Entendendo o interesse genuíno das pessoas em crescerem profissionalmente, a Qualirede investe na capacitação dos seus colaboradores e procura abrir espaço para que eles se desenvolvam.

Além de poderem transitar entre as áreas para aprenderem atividades diferentes, a empresa fornece cursos e capacitações a fim de promover a aprimoramento contínuo das equipes. O resultado disso transparece no quadro de lideranças da empresa, já que 35% dos gerentes e diretores começaram em cargos iniciais e conquistaram posições mais altas por causa de sua dedicação.

Atividades para um dia a dia mais leve

A Qualirede leva o bem-estar do seus colaboradores muito a sério. Prova disso são as ações implementadas para trazer mais conforto e bem-estar para a rotina. Em Florianópolis, por exemplo, as equipes têm, além de ginástica laboral duas vezes por semana, aulas de ioga. Já na sede de Salvador, as aulas de teatro e coral fazem sucesso, enquanto em São Paulo, os colaboradores adoram relaxar na sala de descanso. A oferta de frutas nos escritórios também são aliadas da saúde.

Qualirede tem aulas de ioga na empresa
(Foto: )

O apoio em diferentes momentos da vida do colaborador e um envolvimento maior com a vida pessoal também são percebidos. As gestantes têm acesso a programas de acolhimento, cursos e eventos como chás de fralda que ajudam a passar por essa etapa da vida com mais tranquilidade.

Preocupar-se com a saúde física e mental de quem faz parte da empresa e cuidar de quem trabalha pelo desenvolvimento da organização são medidas essenciais para quem busca encontrar e reter bons profissionais. São ações como essas que garantem à Qualirede uma colocação entre as melhores para se trabalhar em Santa Catarina.

Acesse o site da Qualirede e conheça mais sobre a empresa.

Leia mais sobre o assunto no canal Great Place to Work.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Especiais Publicitários

publicidade

Colunistas

    publicidade

    publicidade

    publicidade