De 240 pessoas notificadas, 128 realizaram teste para coronavírus no Centro Multiuso de São José. Quase metade não atendeu ao chamado da prefeitura. Houve três resultados positivos para a Covid-19. Esses pacientes receberam declaração para ficar em isolamento domiciliar por sete dias.
Continua depois da publicidade
– Uma parte se negou, dizendo que não tinha interesse, que não estava mais com sintomas. Outra parte não conseguiu ir pela falta de transporte coletivo, e para esses a Vigilância Epidemiológica vai fazer um trabalho específico – explicou a secretária da Saúde de São José, Sinara Simioni, em entrevista ao Direto da Redação.
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Entre os que se negaram, alguns reclamaram até do fato de terem sido procurados:
– O que nos deixa apreensivos é fazer todo um trabalho e essas pessoas se negarem, e até mesmo reclamarem de termos ligado.
Continua depois da publicidade
A pessoa pode estar assintomática, mas positiva, e transmitir o vírus. É importante acompanhar, monitorar, cuidar de sua saúde e também da saúde dos que estão próximosSinara Simioni
Os testes foram realizados na terça-feira (12) e prosseguem nesta quinta (14) e sexta (15). Ao fim da semana, a Secretaria da Saúde fará um balanço.
Como são os testes
– A testagem rápida para a Covid-19 das pessoas atendidas nos serviços de Saúde nos ajuda a traçar um perfil epidemiológico da doença na nossa população. A partir destes dados podemos elaborar ações mais assertivas. Os casos positivos teoricamente já passaram do período de transmissão, mas como são assintomáticos, entregamos uma declaração de afastamento para mais sete dias – explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Isabel Oliveira.
Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 e 15 minutos, mediante a uma amostra de sangue coletado, identificando se o paciente é positivo ou negativo à doença.
Os testes são realizados somente nas pessoas notificadas pelos serviços de Saúde do Município. Nesta quinta e na sexta-feira (14 e 15) será a vez dos casos notificados nos meses de abril e maio, além dos atendidos via central telefônica. As equipes entrarão em contato com as pessoas notificadas para agendar os testes que são feitos no sistema drive thru, sem que seja necessário sair do carro.
Continua depois da publicidade