nsc
an

Cultura

Pianístico em Joinville: veja os músicos confirmados e como assistir aos espetáculos

Serão realizados 12 espetáculos durante o evento, que acontece de 15 a 19 de setembro

12/08/2021 - 14h25 - Atualizada em: 12/08/2021 - 14h26

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Pianístico terá quarta edição em 2021
Pianístico terá quarta edição em 2021
(Foto: )

O Pianístico de Joinville divulgou os músicos confirmados para a 4ª edição do evento, que será realizada de 15 a 19 de setembro. Serão 12 espetáculos presenciais e transmitidos pelo YouTube do evento, além de cursos e workshops. Para facilitar ao público, reunimos as informações de onde e como assistir à programação.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O evento vai contar com grandes nomes do piano brasileiro e mundial. A abertura será com o grupo PianOrquestra, formado por quatro pianistas, um percussionista e um piano preparado – instrumento em que peças como moedas e parafusos são colocadas entre as cordas para produzir diferentes efeitos sonoros.

Outros pianistas confirmados são o russo Evgeni Mikhailov, a australiana Primavera Shima, o norte-americano Cliff Korman e o argentino Nicolas Guerschberg. Entre os brasileiros estão Delia Fischer, Erika Ribeiro, Salomão Soares Trio, Trio Corrente, Ari Borger, Diogo Monzo Trio, Fábio Oliveira e Izabela Pavan.

- O Pianístico 2021 repete sua fórmula de sucesso, reunindo as mais diferentes tendências e gêneros musicais, reunindo alguns dos principais pianistas da atualidade - afirma o produtor cultural Carlos Branco, presidente da Comissão Central Organizadora e diretor artístico.

> Veja como receber a newsletter do A Notícia em seu e-mail

Apresentações em restaurantes e lojas 

Presente desde a primeira edição do festival, o “Piano nos Estabelecimentos” tem o desafio de aproximar o Pianístico da comunidade, integrando pianos, pianistas locais e comércio ao cotidiano da cidade. Neste ano, em torno de dez estabelecimentos – restaurantes e lojas – participam da iniciativa.

Na programação pedagógica, os cursos e workshops ocupam papel fundamental, na intenção de aproximar o artista de seu público, compartilhando conhecimento. São cinco workshops, dirigidos à execução e prática musical ao piano, além de um curso focado no ensino e aprendizado do piano. O projeto deve atingir cerca de 500 crianças entre 8 e 11 anos de até 30 escolas da rede municipal.

PianOrquestra
Abertura do evento será com espetáculo do PianOrquestra
(Foto: )

Confira a programação do Pianístico

15 de setembro

20h – PianOrquestra, Teatro Juarez Machado

16 de setembro

15h – Workshop “Ritmos do piano brasileiro”, Salomão Soares, Casa da Cultura

20h30 – Nicolás Guerschberg, Teatro Juarez Machado

17 de setembro 

9h – Curso para professores “Do ouvir ao tocar: estratégias para o desenvolvimento de habilidades desde a primeira infância”, Izabela Pavan, Teatro Juarez Machado 

10h – Workshop “Interpretação e análise da música de Astor Piazzolla”, Nicolás Guerschberg 

19h – Salomão Soares Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento) 

20h30 – Primavera Shima, Teatro Juarez Machado

22h – Ari Borger Trio, Shopping Mueller (drive-in, quarto piso estacionamento)

18 de setembro 

10h – Workshop “Imaginação sonora ao piano”, Erika Ribeiro, Casa da Cultura 

11h – Fábio Oliveira e Trio Babitonga, Sociedade Harmonia-Lyra 

14h – Workshop “Interpretando a música popular”, Délia Fischer 

16h – Diogo Monzo Trio, Sociedade Harmonia-Lyra 

18h30 – Erika Ribeiro, Sociedade Harmonia-Lyra 

21h – Evgeni Mikhailov, Teatro Juarez Machado

19 de setembro 

9h30 – Workshop “A música de Luiz Eça”, Diogo Monzo, Casa da Cultura 

11h – Délia Fischer, Teatro Juarez Machado

17h – Cliff Korman Trio, Teatro Juarez Machado 

19h30 – Fábio Torres e Trio Corrente, Teatro Juarez Machado

Evgeni Mikhailov
O russo Evgeni Mikhailov é uma das atrações internacionais do Pianístico
(Foto: )

Quem são os músicos do Pianístico  

Evgeni Mikhailov (Rússia)

Um dos mais originais pianistas russos, nasceu em 1973, em uma familia de músicos. Depois de estudar no Kazan State Conservatory, finalizou a pós-graduação no Moscow State Conservatory. Venceu competições internacionais, em países como Rússia, Suécia, Itália e Estados Unidos.

Primavera Shima (Austrália)

Premiada no 7° Concurso Internacional de Piano de Mayenne, no 16° Concurso Internacional Scriabin em Grosseto, no Concurso Internacional de Piano da Orquestra Filarmônica de Marrocos e no Concurso Internacional de Piano de Vigo. Em 2010, recebeu o Sterndale Bennett Prize e o Sterndale Bennett Scholarship, da Royal Academy of Music.

Cliff Korman (Estados Unidos)

Pianista, educador e pesquisador de jazz, música brasileira e improvisação, participa e desenvolve numerosos projetos envolvendo músicos brasileiros e norte-americanos, apresentando grande variedade de composições e arranjos.

PianOrquestra (Brasil)

Dez mãos e um piano. É a proposta pioneira do grupo, criado em 2003, sob a direção artística do músico Cláudio Dauelsberg, com a participação dos músicos Verónica Fernandes, Patricia Mol, Matheus Kern e Mako. Seu trabalho envolve quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado.

Salomão Soares Trio (Brasil)

Jovem pianista paraibano, Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017 e do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018. Foi finalista do Piano Competition no Festival de Montreux, na Suíça, sendo o único representante da América Latina em 2017.

Trio Corrente (Brasil)

Formado em 2001, pela união do baterista Edu Ribeiro com o pianista Fabio Torres e o contrabaixista Paulo Paulelli, o grupo vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro, da MPB e do repertório autoral.

Ari Borger (Brasil)

Em atividade desde 1985, é mestre em piano blues, boogie-woogie e hammond B3. Foi pioneiro no piano blues brasileiro, inspirando vários instrumentistas, com destaque nos principais festivais do gênero nos Estados Unidos e Europa.

Nicolas Guerschberg (Argentina)

Pianista, diretor e arranjador, já atuou em grupos como Quinteto Astor Piazzola e Escalandrum e ao lado de artistas como Richard Galliano (França), Paquito D’Rivera (Cuba-EUA), Hermeto Pascoal (Brasil) e Julieta Venegas (México), além de várias orquestras, na Costa Rica, na Argentina e no Uruguai. 

Delia Fischer (Brasil)

Nascida no Rio de Janeiro, a compositora, cantora, pianista e diretora musical recebeu indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum da MPB de 2019 por seu álbum “Tempo Mínimo”. Tem mais 60 participações em gravações de artistas como Bob Baldwin, Ana Carolina, e Ed Motta, Lisa Nilsson.

Diogo Monzo Trio (Brasil)

Doutorando em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”.

Erika Ribeiro (Brasil)

Uma das artistas mais expressivas da nova geração de pianistas brasileiros. Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (USP), realizou especialização em piano na Hochschule für Musik "Hanns Eisler" Berlim e aperfeiçoamento na Écoles d' Art de Fontainebleau, França. É vencedora de dez concursos nacionais de piano, entre eles o 3º Concurso Nelson Freire.

Fábio Oliveira (Brasil)

Natural de Joinville, é pianista, compositor, intérprete, arranjador, integrante da Joinville Jazz Big Band, pianista na Escola do Ballet Bolshoi no Brasil e dirigente fundador do projeto de música instrumental Trio Babitonga.

Izabela Pavan (Brasil)

Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel e mestre em Música (Piano) pela UFMG. Desenvolve pesquisa de doutorado sobre o Método Suzuki de Piano no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Nos últimos anos, dedica-se à área da Pedagogia do Piano, promovendo e participando de cursos de capacitação de professores.

Colunistas