O piloto catarinense André Gaidzinski correrá a primeira etapa de 2024 do Campeonato Endurance da Porsche Cup Brasil, em Portugal, em 22 de junho. A disputa será no Autódromo do Estoril, o mesmo onde Ayrton Senna obteve a primeira pole e vitória na Fórmula 1, em 1985.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Com uma pista de 4,36 quilômetros e 13 curvas, o autódromo tem outra relação com o Brasil, além de Senna. Ele leva o nome de Fernanda Pires da Silva que o idealizou, juntamente com o arquiteto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen. A corrida de longa duração será de 300 Km e Gaidzinski irá dividir o volante com o piloto Wagner Pontes.

Continua depois da publicidade

— Esta etapa de Portugal será muito importante, pois sentiremos a energia do nosso eterno campeão, Ayrton Senna. Estou bastante motivado para este desafio e preparado para ir em uma busca do pódio — destaca Gaidzinski.

O cronograma desta primeira etapa internacional da Porsche Cup Brasil começa com treinos na quinta-feira (20) e treinos livres e corrida de classificação na sexta-feira (21). A corrida acontece no sábado (22), com o box aberto às 7h25min, a formação do grid às 7h40min, a volta de apresentação às 8h e a largada às 8h3min (horário de Brasília). 

Esta prova pode ter no máximo 2 horas e 30 minutos de duração, e será realizada pelo catarinense André Gaidzinski em parceria com Wagner Pontes. As duplas têm que se alternar a cada pit stop, que são três obrigatoriamente ao longo da prova, com uma duração de seis minutos cada.

— Tenho uma rotina intensa de treinos físicos, psicológicos, em pista e em um simulador de corridas, que reproduz fielmente cada traçado e obstáculo dos principais autódromos do mundo — conta o piloto catarinense.

Continua depois da publicidade

Cada dupla tem o gerenciamento de três jogos de pneus e do combustível, a definição da calibragem e de como serão ajustadas as barras estabilizadoras do carro, dentre outras decisões importantes.

— Uma corrida de longa duração representa um grande desafio e exige de cada piloto técnica, físico, mente, muita estratégia e espírito de equipe — reforça André, que desde 2018 corre na Porsche Cup Brasil, a maior categoria de monomarca de automobilismo da América Latina.

Os carros que irão disputar a competição estão em uma viagem de 28 dias, período que dura o trecho marítimo entre o Porto de Santos, no Brasil, e as terras portuguesas, percorrendo mais de oito mil quilômetros no Oceano Atlântico. 

A segunda etapa do Campeonato Endurance será na Argentina, em setembro. E a grande final, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, em novembro.

Continua depois da publicidade

*Lia Capella é estagiária sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total