A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) fechou o ano de 2023 com R$ 2,6 milhões pagos pelo Portal de Pagamento, sistema de quitação eletrônica dos débitos dos consumidores. No total, 12.243 faturas foram pagas usando esse serviço.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No total, foram 8.586 pagamentos. A maior parte deles ocorreu na modalidade de Pix, que respondeu por 68% das operações. Em seguida, aparecem as quitações feitas com cartão de crédito em até 24x (22%) e no débito (10%).
Os novos métodos de pagamento da Casan são resultado de uma parceria iniciada em agosto do ano passado com uma empresa de soluções de pagamento. O presidente da companhia, Edson Moritz, afirma que a novidade pode oferecer economia em relação aos métodos tradicionais e é também uma forma de aproximar a empresa do usuário no mundo digital.

Desde outubro, a Casan também vem instalando o sistema Point of Sale (POS), com maquininhas de pagamento instaladas em totens. Até o momento, as agências de Araquari, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Barra Velha, Biguaçu, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Forquilhinha, Garopaba, Içara, Laguna, São Joaquim, São José e Xanxerê já receberam o novo sistema.

Para o primeiro semestre deste ano, a Casan estuda expandir a solução digital de pagamento incluindo QRCodes nas faturas. O objetivo é facilitar os pagamentos via Pix, sem a necessidade de cadastros ou mesmo uso de maquininha, utilizando diretamente o celular.

Continua depois da publicidade

O Portal de Pagamento da Casan pode ser usado para pagar faturas vencidas e não vencidas. Para fazer o pagamento em um primeiro acesso, é preciso se cadastrar, fornecendo o nome completo, contato e o CPF/CNPJ para criar uma senha. Depois, é preciso indicar os dados pessoais vinculados à matrícula, para então acessar as faturas e escolher a forma de pagamento. Já pelo sistema de maquininhas instaladas nos totens não é preciso cadastro para efetuar o pagamento das faturas, bastando apenas inserir a matrícula e escolher as faturas e a forma de pagamento desejada.

Na última semana, o governo de SC informou que será possível pagar impostos estaduais via Pix a partir do fim de janeiro. A novidade começará pelos tributos ICMS e ITCMD, mas deve chegar ao IPVA em até quatro meses.

Leia também

SC terá pagamento de impostos via Pix a partir deste mês; veja o que muda

Chiodini “de mudança” para disputar eleição municipal em Itajaí

Praia de SC que está entre as menores do país tem orla que cabe em uma foto

Destaques do NSC Total