nsc
    dc

    TECH SC

    Plataforma diminui tempo de orçamento de obras em até 75%  

    Utilizando o sistema BIM, ferramenta RUBK, da Senior Sistemas, traz mais precisão para a gestão na construção civil  

    18/08/2020 - 08h48

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Plataforma diminui tempo de orçamento de obras em até 75%
    (Foto: )

    Projetar a construção de um prédio é uma tarefa tão complexa quanto a construção da obra em si. Os desafios são divididos em inúmeras etapas, que vão desde a análise de viabilidade do terreno até o controle de materiais, de estoque e cumprimento de prazos.

    Para facilitar a vida de quem trabalha na área de construção civil, uma solução desenvolvida pela Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão, simplifica e melhora os processos desse setor. A ferramenta RUBK, é uma plataforma inovadora pensada para otimizar o controle e o planejamento de obras em projetos orientados pelo sistema BIM (tecnologia que fornece modelos virtuais precisos para a construção).

    Voltada para orçamento e planejamento, o RUBK possui funcionalidades como a extração de quantitativos, estimativa de custos e visualizações de composições. A ideia é otimizar o tempo: com a ferramenta, o tempo médio de orçamento de uma obra pode diminuir em até 75%.

    A plataforma reúne em um só local uma grande quantidade de informações que facilitam o trabalho do orçamentista e permitem que ele assuma uma posição mais estratégica na execução do projeto.

    — Do ponto de vista do consumidor final, o uso da metodologia BIM e de ferramentas como o RUBK pode reduzir custos para a obra porque evitam desperdícios, já que permitem fazer no mundo virtual tudo que seria feito no mundo real. Então possíveis problemas de obra são solucionados no próprio escritório por meio de simulações de cenários — explica Rafael Bahr, especialista BIM da Senior Sistemas.

    > Inovações tecnológicas levam mais produtividade para as empresas

    Além de reduzir custos no orçamento, a ferramenta pode ser utilizada para fazer o acompanhamento da obra de forma remota. Assim, a construtora e o cliente não precisam ir até o local para saber se tudo está saindo como planejado.

    — Encontramos no RUBK muitas vantagens em relação à agilidade na extração dos quantitativos para orçamento. Identificamos também que o orçamentista pode ajudar o setor de projetos nas validações do que foi definido. Além disso, a plataforma também tem a

    de ser totalmente online, o que permite acesso de qualquer lugar. Para o consumidor final, os números mais precisos que a ferramenta fornece também refletem na viabilidade do empreendimento e no preço de venda — explica Vanessa Oliveira, engenheira de planejamento da Construtora Laguna, e cliente do sistema RUBK.

    A ferramenta permite fazer acompanhamento remoto da obra, realizando medições e trazendo facilidade na comunicação com todos os interessados no projeto, sejam eles os diretores de uma construtora ou clientes finais.

    Para conhecer mais sobre a solução, acesse o site da ferramenta.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas