nsc
    hora_de_sc

    Segurança

    PM de Santa Catarina recebe Teodor, robô de R$ 1,1 milhão

    Equipamento antibombas pesa 375 quilos e pode alcançar dois metros de altura

    14/01/2020 - 20h12 - Atualizada em: 14/01/2020 - 20h20

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Governo federal comprou cinco robôs e destinou um deles para SC
    Governo federal comprou cinco robôs e destinou um deles para SC
    (Foto: )

    O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina recebeu o reforço de um importante aliado na tarde desta terça-feira (14). Em uma cerimônia no Comando-Geral da PM, foi confirmada a transferência definitiva da posse do robô antibomba Teodor para a corporação.

    A governadora em exercício, Daniela Reinehr, que intermediou a cessão do equipamento pelo governo federal, destacou que o Estado não teria como bancar o investimento de R$ 1,1 milhão.

    O secretário nacional da Segurança Pública substituto, Freibergue Rubem do Nascimento, disse que Santa Catarina foi um dos cinco estados contemplados com o robô em função da capacidade dos policiais militares. A operação da máquina ficará a cargo do Comando de Operações de Busca, Resgate e Assalto (Cobra), do Bope.

    — Santa Catarina é referência — elogiou Nascimento.

    O robô é controlado remotamente a até um quilômetro de distância do local da intervenção, evitando que os policiais sejam expostos a risco.

    — O robô leva o nosso esquadrão antibombas a um novo patamar, semelhantes às principais forças do mundo que atuam com esse tipo de problema — destacou o comandante geral da PM, coronel Araújo Gomes.

    O novo presidente do Colegiado de Segurança Pública de SC, Paulo Koerich, destacou a queda dos índices criminais de Santa Catarina e o desafio das instituições de segurança em mantê-los e melhorá-los.

    Também participaram do ato o diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Charles Alexandre Vieira.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas