A Polícia Civil de Santa Catarina vai nomear 46 delegados e 18 psicólogos, aprovados no concurso de 2024, nas próximas semanas. A nomeação permite que novos servidores iniciem o curso de formação e, depois, passem a atuar em substituição aos profissionais que estão se aposentando ou deixando a instituição.

Continua depois da publicidade

A formação será na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) e deve começar no início de 2026.

De acordo com o governo de Santa Catarina, o curso profissional é reconhecido como um dos mais completos do país, com cerca de 1.074 horas-aula que envolvem atividades teóricas, práticas e estágios em delegacias e na Central Macrorregional de Plantão da Capital. Após essa etapa, os aprovados estarão aptos a assumir suas funções.

Nomeação na Polícia Civil

O governo afirma que a chegada dos novos delegados e psicólogos busca manter Santa Catarina entre os estados mais seguros do Brasil.

Segundo a administração estadual, mais de R$ 100 milhões foram destinados à Polícia Civil recentemente, valor que contempla a contratação de servidores, além da compra de armamentos e viaturas.

Continua depois da publicidade

Também está previsto um novo concurso público para o início do próximo ano, com a oferta de 300 vagas para agentes de polícia.

A ampliação do efetivo tem como objetivo suprir a demanda crescente e garantir a continuidade do trabalho feito em todas as regiões do Estado.