A Polícia Civil realizou mais uma operação contra o crime organizado na manhã desta quarta-feira em seis cidades catarinenses. Oito pessoas foram presas com mandados de prisão e pelo menos 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Joinville, Lages Criciúma, Blumenau, Lebon Régis e Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

De acordo com o coordenador da Divisão de Repressão ao Crime Organizado, delegado Procópio da Silveira Neto, o objetivo da investigação que tem sido contínua é identificar novas lideranças e desmantelar a estrutura organizacional de facções criminosas cujos líderes estão no sistema prisional. O delegado não menciona o nome de facções.

Em Joinville, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Alguns documentos apreendidos que podem ter ligação com o crime organizado serão periciados.

A nova lei do crime organizado aprovada no ano passado tem servido para a investigação e a repressão de envolvidos em facções. Mesmo antes da aprovação do recurso jurídico, 80 integrantes do Primeiro Comando Catarinense (PGC), envolvidos nos atentados à ônibus que ocorreram em novembro de 2012 e fevereiro de 2013 no Estado, foram condenados pela Justiça.

Continua depois da publicidade

Após essa leva do PGC, outras quatro operações de repressão ao crime organizado foram deflagradas pela polícia. Segundo Procópio, cerca de 200 pessoas já foram presas por envolvimento no crime organizado e as operações devem continuar.

A mobilização desta quarta-feira contou com a participação de 150 policiais e envolveu delegacias especializadas da Capital e das cidades aonde ocorreram os cumprimentos de mandados.

Destaques do NSC Total